Recentemente, o Twitter foi vítima de um ataque coordenado de engenharia social. Os cibercriminosos combinaram novos vetores de ataque com técnicas antigas e eficazes de engenharia social para ganhar a confiança dos internautas, levando-os a participar num avançado esquema de fraude com criptomoedas.

É verdade que o incidente em questão teve origem no interior da empresa, com os hackers a manipularam funcionários para ganhar acesso aos sistemas e ferramentas internas. No entanto, os utilizadores podem tomar algumas medidas para se manterem mais seguros na rede social.

Clique na galeria para saber como pode tornar a sua conta no Twitter mais segura

Tornar a sua conta privada é já um passo importante para proteger a sua conta de “bisbilhoteiros” ou possíveis oportunistas, mas é necessário ir mais além. Sabia que pode desativar a localização dos Tweets, controlar os tags nas fotos ou ainda decidir quem o pode descobrir na rede social? Siga os seguintes passos:

Como desativar a localização nos Tweets

  1. Selecione a opção “Mais” no menu que aparece à esquerda
  2. Clique em “configurações e privacidade”
  3. Selecione a secção “Privacidade e segurança”
  4. Escolha “Informações de localização”
  5. Desative a opção “Adicionar informações de localização a meus Tweets”.
  6. Clique em “Excluir todas as informações de localização” e, de seguida, em “Excluir”.

Como controlar os tags nas fotos

  1. Selecione a secção “Privacidade e segurança”
  2. Escolha “Marcação de fotos”
  3. Desseleccione a opção “Marcação de fotos”

Como decidir quem o pode descobrir na rede social

  1. Selecione a secção “Privacidade e segurança”
  2. Escolha “Visibilidade e contactos”
  3. Desative as opções “Permitir que as pessoas que têm seu endereço de e-mail encontrem você no Twitter” e “Permita que as pessoas que têm seu número de telemóvel encontrem você no Twitter”.

Em qualquer rede social é recomendável usar uma palavra-passe única e forte e alterá-la com alguma frequência para que, no caso de as suas credenciais serem filtradas por hackers e postas à venda, as suas contas se mantenham seguras. A autenticação de dois fatores é também essencial. Ao ativá-la estará a impedir que um hacker consiga aceder aos seus dados usando apenas o seu ID e password.

Siga estes passos para mudar a palavra-passe no Twitter e ativar a autenticação de dois fatores:

  1. Selecione a opção “Mais” no menu que aparece à esquerda
  2. Clique em “configurações e privacidade”
  3. Para mudar a sua password escolha a opção “senha” no menu “Acesso e Segurança”
  4. Quando terminar de alterar as suas credenciais clique em “Terminar”
  5. Para ativar a autenticação de dois fatores, selecione a opção “Segurança” no menu “Acesso e Segurança”
  6. Clique em “Autenticação de duas etapas”
  7. No menu poderá configurar a autenticação através de SMS ou através de uma aplicação de autenticação mobile. Em ambos os casos terá de confirmar a sua password.
  8. Se pretende autenticar através de SMS, insira o seu número de telemóvel. Depois, insira o código que recebeu. Por fim, receberá um código de backup que deverá guardar num lugar seguro e que poderá usar para entrar na sua conta quando não puder receber um SMS.
  9. Caso queira autenticar através de uma aplicação, faça o scan do QR Code que lhe é apresentado. Depois de obter um código na app, insira-o para ativar a autenticação de dois fatores e para receber o código de backup.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.