As interações com os assistentes inteligentes são úteis e podem-nos poupar tempo, ao permitir literalmente dar comandos de voz ou mesmo interagir com os mesmos. Mas para estarem sempre prontos a funcionar, existem alguns “triggers” para se iniciar a interação. No caso do Google Assistant, os utilizadores usam a expressão “Hey Google” para “acordar” o assistente, seguindo-se então os inputs de voz sobre tudo o que necessita.

Mas para receber esse comando inicial de voz, sem tocar no equipamento ou botão, os dispositivos estão em permanente vigília, ou seja, o microfone está sempre ligado à espera do comando vocal. Nunca sabemos os perigos que espreitam, e quem possa estar a ouvir as nossas conversas captadas pelo smartphone. E por isso, caso queira desligar o micro é possível fazê-lo, desativando por completo o microfone e o sistema.

Todas essas interações são arquivadas, com o objetivo de melhorar o serviço, e pode ver toda a atividade na página A Minha Atividade, onde estão, por exemplo, os comandos que utiliza durante a condução para telefonar a alguém ou para procurar uma rota. Nesta página, pode procurar a opção “Filtrar por data e produto” e à direita vai encontrar a ação de apagar todo o histórico ou um período, como o último dia. Mas se clicar em “Filtrar por data e produto” vai aparecer uma lista, escolha “voz e áudio”. Verifique se tem ativo, pode desativar quando quiser. Veja na galeria as primeiras quatro imagens destes passos.

Saiba como desligar o Google Assistant na aplicação Android nos smartphones:

5 – Abrir as Definições.

6 – Scrollar as opções para baixo e escolher Google.

7 – Na aba Serviços, escolher Serviços de Conta.

8 – Escolha a opção Pesquisa, Assistente e Voice.

9 – Escolha Voz.

10 – Escolha Voice Match.

11 – Desligue a opção “OK Google” para que deixe de receber o respetivo comando de voz.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.