Quantas vezes já lhe aconteceu precisar de usar a password do Wi-Fi lá de casa noutro equipamento e não se recordar do código? Há muitos utilizadores que optam por manter a mesma palavra passe que vem pré-definida nos routers (o que não é de todo aconselhável) e usam as fotografias no telemóvel como "auxiliares de memória", uma solução prática e rápida, pelo menos enquanto não tiver 10 mil imagens  na galeria. Mas esta também não é a melhor solução, sobretudo se tiver as fotografias sincronizadas em serviços cloud, e muitas vezes partilhadas com amigos e família.

Usar um post it para guardar as passwords, ou escrever em caderninhos que ficam mais ou menos à mão de semear, pode ser também arriscado, e pouco prático. No SAPO TEK já explicámos como.

Se já tiver um computador ligado à rede Wi-Fi basta seguir alguns passos simples para descobrir a password. O Windows guarda as palavras passe de todas as ligações Wi-Fi a que já esteve ligado, por isso pode recorrer ao painel de Controlo, em Centro de Rede e Partilha, para ver qual é a palavra passe da ligação que está ativa.

Siga os seguintes passos:

1 - Abra o Painel de Controlo do Windows

2 - Escolha a opção Redes e Internet

3 - Escolha o Centro de Rede e Partilha

4 - Nas definições escolher o nome da rede Wi-Fi que está a utilizar ou da qual quer saber a password

5 - Selecione o botão Propriedades de Sem fios (sim, parece que falta uma palavra mas é mesmo essa a designação do botão)

6 - Na nova janela escolha a tab Segurança

7 - Clique na opção Mostrar caracteres para que a Chave de segurança da rede seja mostrada (e por favor, não use password)

Uma opção rápida é clicar no ícone de rede na barra do Windows com o botão direito do rato e escolher Abrir Definições de Rede & Internet.  Depois clicar em Wi-Fi e nessa janela fazer scroll down até encontrar a ligação ao Centro de Rede e Partilha, completando depois os passos referidos acima.

Se ainda está a usar o  Windows 8.1 ou Windows 7, procure a opção Rede e depois selecione Centro de Rede e Partilha na lista de resultados, seguindo os mesmos passos.

Se quiser pode ainda recuperar passwords de redes Wi-Fi a que já se ligou, mas no Windows 10 isso é um pouco mais complicado e obriga a usar a linha de comando. Deixamos a explicação para um próximo How to TeK.

No How To TeK queremos ajudar todos os leitores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.