Guardar ficheiros na cloud é atualmente uma forma segura de ter documentos importantes sempre à mão. Os serviços da Google, como o Gmail, Fotos e Drive são partilhados na mesma conta, e cada vez mais unidos. Por isso, a gigante tecnológica está a tomar novas medidas para blindar os seus serviços, lançando uma atualização de segurança para o Google Drive.

A empresa diz que a atualização vai tornar os ficheiros do serviço mais seguros ao atualizar os seus links para incluir uma chave de recurso, o que poderá levar a novos pedidos de acesso aos ficheiros. A atualização será aplicada automaticamente às contas familiares (FamilyLink) sem opção para remover a mesma, e por isso não vão receber notificações da aplicação.

Por outro lado, deve ter recebido um mail para a sua conta individual, com informações de como proceder, mas sobretudo quais os seus ficheiros que serão afetados com a nova atualização, que chegará no dia 13 de setembro.

Apesar da possibilidade de remover a atualização de segurança no Drive, a Google recomenda que não o faça no geral. Apenas é recomendado fazer em ficheiros que são disponibilizados publicamente.

Veja na galeria como proceder para ver os ficheiros afetados:

1 – Através do computador, abrir o endereço https://drive.google.com/drive/my-drive.

2 – No topo da página tem uma notificação sobre a atualização de segurança, clique em Ver Ficheiros.

3 – Vai aparecer a lista com os ficheiros que vão ser afetados pela atualização. Se tiver mais que uma Drive, deverá selecioná-la para ver os respetivos ficheiros. A Google avisa que apenas poderá ver os ficheiros afetados por 30 dias, a partir da data de notificação da atualização.

4 – Pode pedir manualmente para remover a atualização de segurança.

5 – Se anteriormente removeu a atualização de segurança de um ficheiro individualmente e quer voltar a aplicar, pode mover o cursor do rato sobre o mesmo e clicar em “aplicar atualização de segurança”.

6 - Depois dos 30 dias, deverá utilizar a pesquisa avançada para ver os ficheiros afetados. Utilize os termos “is:security_update_applied” para os ficheiros que foram atualizados e “is:security_update_removed” para aqueles que retirou a atualização de segurança.

7 – O passo 6 serve apenas para consultar os ficheiros em que foram aplicados ou não a atualização de segurança. Mas pode fazer manualmente. Para tal, num ficheiro carregue com o botão direito do rato, carregar em “partilhar”, premir onde diz “obter link” e escolher as definições (roda dentada).

8 – Ative ou desative a aplicação da atualização de segurança.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.