Os modos de suspensão ou de hibernação do Windows podem ser úteis para quando precisa de fazer uma pausa, mais ou menos alargada, longe do computador, permitindo poupar energia e voltar à ação rapidamente.
Embora tenham algumas diferenças entre si, com o segundo modo a estar disponível em apenas alguns modelos, uma coisa é certa: ninguém gosta quando o portátil “decide” entrar num destes modos enquanto está a tratar de tarefas importantes ou até nos momentos de lazer, quando, por exemplo, está a jogar.
Existem várias situações que podem causar este problema. Por um lado, pode tratar-se do caso de opções de energia do portátil que não estão devidamente configuradas, ou drivers desatualizadas.
Por outro, um portátil que entra em modo de hibernação quando menos espera pode também ser um sinal de um problemas mais graves, e deve verificar se o equipamento não está a sobreaquecer ou se a bateria não está a chegar ao fim de vida útil.
Note que a possibilidade de o computador estar infetado com malware não deve ser descartada, motivo pelo qual deverá fazer uma análise ao equipamento recorrendo a um software de segurança antes de experimentar as soluções que apresentamos neste artigo.
O portátil entra em suspensão quando está a trabalhar? Veja algumas soluções possíveis para o problema
1 - Comece por verificar se as opções de energia do portátil estão corretamente configuradas. Com o lado direito do rato clique no ícone da bateria na barra de tarefas do Windows. Selecione “Opções de Energia”.
2 - Quer use o plano “Equilibrado” ou “Poupança de Energia”, clique em “Alterar definições do esquema”. A partir desta seção poderá aumentar o tempo que o computador demora para entrar em hibernação.
3 - Volte à secção “Opções de Energia” e clique em “Escolher o que fazem os botões ligar/desligar”. Verifique se nenhum deles está configurado para a opção “Hibernar”. Selecione “Alterar definições que estão atualmente indisponíveis”. Desative a opção “Hibernar” no menu em baixo.
4 - Para verificar se o problema não é das drivers, em particular, das que controlam a placa gráfica, clique com o lado direito do rato no ícone Iniciar e selecione “Gestor de dispositivos”.
5 - Abra o controlador da placa gráfica. Selecione a opção “Atualizar controlador” e siga as instruções apresentadas.
6 - Caso o CPU atinja uma temperatura demasiado elevada, o computador pode entrar em modo de hibernação para evitar “desastres”. Deve manter-se atento à temperatura do CPU, sobretudo se tem um equipamento mais antigo ou se as ventoinhas do sistema de arrefecimento estão a dar sinais de maior esforço.
Na Internet é possível encontrar uma variedade de ferramentas que o podem ajudar a verificar a temperatura, como a Specccy, por exemplo. Vá ao website da fabricante do CPU para confirmar qual é a temperatura máxima que pode ser atingida.
É certo que manter o portátil sobre uma base de arrefecimento pode ajudar a mantê-lo mais fresco, em especial, durante a realização de tarefas que requerem mais recursos. Mas se, o sobreaquecimento é um problema recorrente, o melhor é mesmo recorrer a ajuda profissional.
7 - Não tem a certeza quanto à “saúde” da bateria do seu portátil? Verificar o estado da bateria não requer operações complicadas nem a instalação de algum tipo de software, como pode ver neste How to TeK.
Existem também algumas medidas que o podem ajudar a prolongar a bateria do portátil e que já explicámos no How to TeK, com foco nos equipamentos que têm o Windows 10 instalado.
À semelhança do ponto anterior, se verificou que a bateria já não reúne as condições para o funcionamento ideal do portátil e é necessária uma substituição, a melhor opção passa por consultar ajuda especializada.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários