Fazer ligações em wi-fi em ligações públicas, sobretudo em locais onde pretende permanecer algum tempo podem ser úteis, como centros comerciais ou pastelarias. O equipamento identifica a rede local e faz a conexão automaticamente, permitindo poupar alguns dados da conta.

Mas estas redes nem sempre são rápidas, ou ficam rapidamente entupidas pela quantidade de pessoas ligadas, levando-nos muitas vezes a desistir da rede, até porque por vezes temos de fazer autenticações por browser para aceder ao respetivo serviço.

As redes que formos adicionando ao smartphone ficam registadas, o que significa que os equipamentos vão tentar ligar-se automaticamente sempre que as detetam. E são muitas as vezes que ficamos sem internet durante uma visita a um shopping, exatamente porque sem darmos conta, se ligou a uma rede detetada, mas que afinal não funciona.

Para obrigar o smartphone a esquecer essas redes fracas é muito fácil, bastando alguns cliques. E claro, caso necessite de se ligar a essa rede pode sempre fazê-lo mais tarde, através de uma autenticação manual.

Siga os seguintes passos para esquecer uma rede wi-fi no smartphone Android:

1 – Abrir as Definições do smartphone.

2 – Tocar em Rede e Internet.

3 – Selecione Wi-fi.

4 – Vai ter acesso a uma lista de redes memorizadas no smartphone.

5 – Selecione as definições da rede que está ligado (símbolo da roda dentada).

6 – Toque no botão esquecer.

7 – Também pode optar por não apagar, mas limitar o seu acesso. Toque numa rede, escolha “Opções Avançadas” e onde diz “Detetar automaticamente” mude para “Tratar como acesso limitado”.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.