Costuma usar o YouTube? É provável que já tenha reparado na presença de novos avisos que pedem aos utilizadores para confirmarem a sua idade quando acedem a vídeos que podem ter conteúdos que não são adequados a faixas etárias mais novas.

A mudança apanhou alguns internautas europeus de surpresa, em especial, porque lhes era pedido que comprovassem a sua idade através da apresentação de um documento de identificação ou de um cartão de crédito, levando-os a manifestarem as suas frustrações nas redes sociais e fóruns online.

YouTube | Medidas de verificação de idade
Exemplo de aviso apresentado pelo YouTube.

Mas o que levou o YouTube a tomar a decisão? Em setembro do ano passado, a plataforma anunciou que estava a tomar uma série de medidas para garantir que todos os utilizadores têm experiências apropriadas à sua idade.

O YouTube explica que, em linha com a diretiva europeia que regulamenta a oferta de serviços de comunicação social audiovisual, a qual veio a ser transposta pelos Estados-Membros para as suas respetivas legislações, decidiu introduzir uma nova medida de verificação de idade.

Assim, alguns internautas que vivem em países da União Europeia poderão ser obrigados a comprovar a sua idade. “Se os nossos sistemas não conseguirem determinar que um utilizador tem mais de 18 anos, pedir-lhe-emos que verifique a sua idade através de um documento de identificação válido ou um cartão de crédito”, detalha a empresa.

Se ainda não recebeu um alerta do YouTube enquanto navegava pela plataforma e receia que o seu acesso possa vir a ser limitado, recomendamos que verifique se a idade associada à sua conta Google corresponde à realidade.

Clique nas imagens para saber como verificar a sua idade numa conta da Google

Siga estes passos:

1 – Aceda à sua conta Google.

2 – Clique na secção de “Informações Pessoais” no menu à esquerda.

3 – Em “Informações Básicas”, confirme se os dados que se encontram na secção “Aniversário” estão corretos.

4 – Caso não estejam, clique na secção e altere-os. Quando terminar clique em “Guardar”.

Porém, se já recebeu um aviso do YouTube e foi redirecionado para uma página da Google que lhe pede para apresentar documentos de identificação ou cartão de crédito, o processo anterior não resolverá o problema. Ao realizá-lo numa conta que estava numa situação destas, o SAPO TEK notou os avisos do YouTube continuavam a aparecer e a pedir uma verificação mais “aprofundada”.

O que acontece se disponibilizar a informação pedida? A Google indica que, no caso dos documentos de identificação, a maioria dos pedidos são revistos num espaço de 24 horas e que após a validação a cópia enviada será eliminada.

Já no caso dos cartões de crédito, a empresa afirma que terá de manter os dados na duração do processo, o qual poderá demorar cerca de três dias. Além disso, os utilizadores poderão ver uma autorização de débito associada ao seu cartão. De acordo com a Google, tal relaciona-se com o processo de verificação. “Não será realizada qualquer cobrança e a autorização desaparecerá em breve”, indica.

Haverá forma de resolver a situação sem ter de disponibilizar ainda mais dados do que aqueles que já dá à Google? São vários os internautas que têm vindo a debater a questão em busca de uma resposta.

As opiniões dividem-se maioritariamente entre quem decide optar por plataformas de vídeo alternativas, quem prefere aplicações ditas “não-oficiais” ou ainda quem recorra a algumas “artimanhas” mais questionáveis. No entanto, alguns utilizadores afirmam que a utilização de uma VPN se pode afirmar como uma solução.

O How To TeK é uma rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

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