No How to TeK já o ajudamos a usar as ferramentas da Google e da Apple para localizar um smartphone Android ou um iPhone perdido. Mas e se perder o computador? O Windows 11 tem uma útil funcionalidade que permite encontrar portáteis, mas também outros dispositivos Windows, incluindo da linha Surface da Microsoft, caso estejam perdidos ou tenham sido roubados.

Para utilizar esta funcionalidade necessita primeiro de assegurar que a conta que usa no computador é mesmo de administrador. Além disso, deverá ativar os serviços de localização para o dispositivo. Segundo a Microsoft, poderá utilizar esta funcionalidade mesmo quando outros utilizadores do dispositivo desativarem as definições de localização.

Se perder o computador, ou pior, caso o roubem, pode usar o smartphone ou um computador alternativo para aceder à sua conta Microsoft online e à funcionalidade “Localizar o meu dispositivo”. Nela é possível ver a localização do equipamento num mapa, e, caso seja necessário, bloqueá-lo remotamente.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Siga estes passos:

1 - Comece por aceder às definições do Windows. Clique em “Privacidade e segurança” no menu à esquerda.

2 - Selecione a opção “Localizar o meu dispositivo”

3 - Caso ainda não o tenha feito, inicie sessão com a sua conta Microsoft e ative as definições de localização.

4 - Para ativar os serviços de localização, aceda à secção “Privacidade e segurança” e clique em “Localização”.

5 - Clique no botão para ativar os serviços de localização. Pode também definir quais são as aplicações que têm acesso à localização.

4 - Agora, volte a “Localizar o meu dispositivo” e ative a opção.

5 -  Como encontrar o computador? No smartphone (ou computador alternativo) aceda ao website account.microsoft.com e inicie sessão na sua conta Microsoft.

6 - Clique em “Localizar o meu dispositivo”.

7 - Após alguns segundos poderá ver a localização do equipamento num mapa. Onde quer que o computador esteja, surgirá uma mensagem no ecrã a indicar que o está a tentar localizar.

8 - Há também a possibilidade de bloquear o computador remotamente. Para tal, clique no botão “Bloquear”. Se desejar, pode também deixar uma mensagem para quem o encontrar, por exemplo, com informação sobre como o contactar e como devolver o equipamento.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.