Perder um smartphone, especialmente quando mais se precisa dele, é sempre uma situação chata. No How to TEK, já o ajudamos a usar as ferramentas da Google para localizar um equipamento Android, mas, se tem um iPhone, a Apple também disponibiliza uma forma para encontrá-lo facilmente e até mitigar as consequências de um incidente como um roubo.

Para configurar a aplicação “Encontrar”, primeiro precisa de ativá-la nas definições do smartphone. Para que tudo funcione num momento de maior aflição, não se pode esquecer de ativar também os serviços de localização.

A partir daí, poderá visitar a página web da app no seu browser. Por exemplo, se está sozinho e já não se lembra em que divisão da sua casa é que deixou o iPhone, pode fazer com que seja reproduzido um som para ajudar a encontrar o equipamento.

Para o caso de ter perdido o smartphone fora de casa, é possível ativar o “Modo Perdido”. Ao fazê-lo, o equipamento será bloqueado remotamente e poderá fazer com que seja apresentada uma mensagem personalizada, assim como um número de telefone, no seu ecrã, para que a pessoa que o encontre possa entrar em contacto consigo mais facilmente.

O seu iPhone foi roubado? No seu website, a Apple apresenta uma série de medidas que deve tomar, incluindo apagar o dispositivo remotamente através da app.

Clique na galeria para saber como usar a aplicação “Encontrar” para localizar um iPhone perdido

Siga estes passos:

1 – Vá às Definições e clique no seu nome. Escolha a opção “Encontrar iPhone” na secção “iCloud” e ative-a. Deve também ativar a opção “Enviar última localização”, uma vez que pode ser útil quando o iPhone está com um nível de bateria muito baixo.

2 – Ainda nas Definições, vá a “Privacidade” e ative os serviços de localização.

3 – Agora, sempre que precisar de encontrar o seu iPhone, pode visitar o website da app. Para poder aceder terá de introduzir as suas credenciais da iCloud.

4 – Se tiver mais do que um equipamento associado à conta, clique em “Todos os dispositivos” para encontrar aquele que precisa.

5 – Caso o iPhone esteja perdido em casa, clique em “Reproduzir som” para o encontrar mais facilmente.

6 – Mas, se estiver perdido fora de casa, pode optar pelo “Modo Perdido”. Aí, terá de introduzir um número de telefone alternativo através do qual seja possível entrar em contacto consigo. Se desejar, pode também deixar uma mensagem com instruções para a pessoa que o encontrar.

7 - Já em “Apagar iPhone”, pode impedir que outras pessoas acedam aos seus dados, apagando-o remotamente. De acordo com a Apple, quando ativa a opção, todas as suas informações (incluindo dados de cartões bancários) são apagadas do dispositivo.

No How To TeK queremos ajudar todos os leitores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.