Provavelmente estará sempre autenticado nos serviços da Google, seja no Gmail, YouTube ou qualquer outra aplicação transversal a uma conta usada. Mas pode ter outros emails que use para diferentes propósitos, sejam de trabalho ou projetos, que pode ter esquecido as suas credenciais de autenticação. Ou na pior das hipóteses, pode ter sido vítima de hacking, sobretudo neste período pandémico em que os cibercriminosos atacam de formas cada vez mais sofisticadas.

Ainda recentemente o famoso Youtuber RicFazeres foi atacado e perdeu durante algum tempo o acesso ao seu canal, mas felizmente já o recuperou. Recentemente o SAPO TEK já tinha apresentado algumas dicas de como manter a segurança da sua conta do YouTube, através de medidas práticas, mas que podem salvar-lhe algumas dores de cabeça.

Se esqueceu qual é o seu endereço de email, saiba então como recuperar a sua conta. Tudo o que precisa é aceder à página da Google “Find my email”, que pode simplesmente procurar no motor de pesquisa. Sem complicações, terá acesso a uma página segura da Google com a hipótese de escrever o seu número de telefone, associado à conta que procura, ou um email alternativo de recuperação, utilizados quando regista uma conta no serviço. Terá depois de responder às perguntas que o sistema fizer, incluindo o nome completo associado à conta, para ter acesso à mesma.

No caso de ter-se esquecido da password de acesso à conta deverá então visitar a “Recuperação de Conta”. Será pedido para colocar o email da conta em questão, e o sistema mais uma vez vai tentar confirmar a sua identidade através de perguntas, como o telemóvel nome ou endereços alternativos de email. Quando o sistema reconhece o utilizador, dará então a opção para fazer reset da palavra-passe, que deverá registar.

Se tiver sido vítima de hacking, que o impeça de autenticar-se na sua conta ou recuperar a palavra-passe referido nos passos anteriores, então deverá mesmo contactar a Google. O serviço tem a capacidade de backup para o caso dos seus dados ou vídeos do YouTube terem sido apagados, por exemplo. A Google fornece um questionário para apurar o problema, por isso deve escolher bem a resposta para receber suporte técnico e as instruções necessárias de como proceder.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.