Os ataques de hackers a canais populares no YouTube tornaram-se numa ocorrência frequente e, para os criadores de conteúdo que vêem a sua conta roubada, são um autêntico pesadelo. Ainda na noite de 17 de setembro, o canal de YouTube de RicFazeres, um dos youtubers de gaming mais populares em Portugal, foi roubada e usada num esquema de criptomoedas, tudo num incidente que poderá estar relacionado com uma proposta feita por email.

Uma simples proposta de uma empresa ou entidade pode esconder um esquema de phishing onde os atacantes conseguem obter todas as informações de que necessitam para tomar o controlo do canal e fazer com que os youtubers percam todo o seu trabalho. Os próprios dispositivos utilizados pelos criadores de conteúdo podem também ser comprometidos, uma vez que os ficheiros enviados em anexo costumam conter software malicioso.

O mundo do cibercrime está sempre em busca de novas formas de atacar e a melhor forma de se manter a “salvo” passa por apostar no reforço da segurança das contas, além de manter uma atenção redobrada em relação a todas as mensagens que recebe.

Clique na galeria para saber como pode proteger a sua conta no YouTube

A ativação do sistema de autenticação de dois fatores é essencial, funcionando como uma barreira extra de segurança. Ao fazê-lo, estará a impedir que um hacker consiga aceder aos seus dados usando apenas o seu ID e password.

Siga estes passos para ativar a autenticação de dois fatores:

1 – Aceda à sua conta da Google.

2 – Clique em “Segurança”.

3 – Escolha a opção “Validação em dois passos”.

4 – Autentique a conta inserindo as suas credenciais.

5 – Para usar o seu telemóvel como segundo passo de início de sessão, escolha o dispositivo associado à conta e clique em “Tentar agora”.

6 – Depois de confirmar no seu smartphone que está a tentar ativar a autenticação de dois fatores, introduza o seu número de telefone e a forma como pretende receber o código.

7 – Insira o código que recebeu através de um SMS da Google. Depois clique em "Seguinte".

8 – A autenticação de dois fatores está ativada.

9 – Para adicionar mais uma camada de proteção, pode optar por escolher um código secreto, usar a aplicação Authenticator da Google ou, caso tenha, uma chave de segurança física.

A Google recomenda também usar uma password única e complexa, preferencialmente, uma combinação e letras, números e símbolos com mais de 8 carateres que não contenha informações pessoais ou palavras comuns.

Recorde-se que nunca deverá partilhar as suas credenciais. Na sua página de ajuda ao utilizador, o YouTube explica que “nunca pede a sua palavra-passe em emails, mensagens ou telefonemas” nem “envia um formulário a pedir informações pessoais, como números de identificação, dados financeiros ou palavras-passe”.

Se precisa de ajuda para verificar se as suas credenciais são suficientemente fortes, ou se por acaso já as usa noutra conta, pode utilizar a funcionalidade de Password Checkup da Google.

Siga estes passos:

1 – Na seção “Segurança” da sua conta Google clique em “Gestor de palavras-passe”.

2 – Clique em “Verificação de palavra-passe”.

3 – Depois de validar a sua identidade pode verificar quais são as credenciais fracas, reutilizadas ou comprometidas.

How to TEK: Como apagar ou modificar passwords guardadas pela Google
How to TEK: Como apagar ou modificar passwords guardadas pela Google
Ver artigo

Lembrar-se das passwords nem sempre é fácil, mas sempre pode recorrer ao próprio “cofre” da Google, cuja utilização já explicamos num How to TEK anterior. O YouTube também recomenda que aceda à secção de Verificação de segurança da sua conta Google para obter recomendações de segurança personalizadas e verificar se há algum sinal de atividade suspeita.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.