A capacidade de pesquisar pessoas, animais de estimação, lugares e muito mais nas galerias de fotografias e vídeos é um recurso bastante utilizado no Google Fotos, mas nem sempre com resultados conseguidos facilmente. A Google está a avançar por isso com algumas alterações que prometem melhorar a funcionalidade.
A mudança, que pretende simplificar a vida ao quase meio milhão de pessoas que usam a pesquisa no serviço de fotos todos os meses, vem acompanhada de novidades complementares relacionadas com a tecnologia de inteligência artificial Gemini, mas que de momento ainda só estão disponíveis para um grupo restrito de pessoas.
À medida que vamos acumulando fotografias e vídeos, as galerias ficam cada vez maiores e passam a exigir pesquisas mais descritivas. É assente nessa premissa que a Google mexeu na forma de interpretar a descrição e o serviço Fotos passa a aceitar agora “linguagem natural”, ou seja, a linguagem que usamos no quotidiano.
Isso quer dizer que vai poder pesquisar imagens específicas de forma natural e descritiva, usando por exemplo expressões como "Eu e o João a rir”, “Prancha de SUP numa praia com rochas” ou “Ema a pintar no quintal”.
Também é possível classificar os resultados de pesquisa por data ou relevância, ajudando a encontrar a imagem específica procurada ainda mais rápido.
Perceba como funciona
A experiência de pesquisa melhorada no Google Fotos está disponível para sistemas operativos móveis Android e iOS, mas de momento apenas em inglês. Será alargada a mais idiomas nas próximas semanas.
A par das alterações na pesquisa, a Google também anunciou a disponibilização do acesso antecipado ao Ask Photos a um grupo restrito de utilizadores nos EUA como parte do Google Labs.
Usando os modelos de IA Gemini mais recentes, o Ask Photos pode entender o contexto da galeria de fotos - como as pessoas mais próximas, hobbies ou comidas favoritas - e obter detalhes relevantes para ajudar a encontrar memórias específicas. E como o Ask Photos é conversacional, se não apresentar a resposta certa imediatamente, pode fornecer pistas ou detalhes extra para orientá-lo na direção certa.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Há buracos nas rodas do rover Curiosity que anda por Marte mas a NASA tem tudo controlado -
App do dia
Monster Hunter Puzzles está cheio de monstros e personagens para colecionar -
Site do dia
Free the voices: banco de vozes sintéticas diversificadas ganha nova protagonista -
How to TEK
Browser Edge protegido com VPN de rede e navegação em conjunto no Workspaces. Saiba como ativar
Comentários