Quando configura uma conta de email no Outlook, existem alguns parâmetros que deve definir mediante a utilização que faz desta comunicação. Uma das mais importantes é certamente definir o período com que o sistema verifica automaticamente se tem novas mensagens na caixa do correio.

Por defeito, o Outolook está configurado para verificar novo correio a cada 30 minutos, o que pode ser muito tempo, caso esteja constantemente à espera de novos contactos ou assuntos importantes. Por isso, pode definir para menos tempo, sejam 10 minutos ou mesmo a cada minuto. Ou então, aumentar ainda mais o tempo, caso esta ferramenta não seja prioritária no seu dia-a-dia.

Para ajustar o intervalo do Enviar/receber basta seguir os seguintes passos:

1 – Clicar na TAB Enviar/receber

2 – Clicar na opção Grupos de Envio/Receção para expandir opções

3 – Por fim, nas opções escolha Definir Grupos de Envio/Receção

Atenção que, para o caso de estar ainda a usar o Outlook 2007, deverá ir a Ferramentas, Envio/Receção, Definições Envio/Receção e Definir Grupos de Envio/Receção.

4 – Neste quadro deverá selecionar as contas de email a aplicar a regra, ou se desejar, com efeito em todas. Deverá depois garantir que o quadrado da opção “Marcar envio/receção automáticos a cada…” está selecionado, e depois definir o tempo à frente. Por defeito estão 30 minutos.

5 – Ainda neste quadro pode alterar parâmetros semelhantes, mas quando o Outlook esteja em offline. Imagine que está em viagem num avião, sem rede, e que lê e responde a mails. Por fim, pode executar a tarefa de envio/receção quando fecha o Outlook, para uma última verificação antes de encerrar o programa.

6 – Clicar em fechar a janela para aplicar as alterações.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.