Os smartphones têm cada vez mais ferramentas de segurança, impedindo que estranhos entrem no sistema e invadam a privacidade. Os equipamentos têm sistemas de identificação através de sensores biométricos faciais ou de impressões digitais, códigos ou PINs que em caso de roubo ou de o perder, impedem a tentação de alguém ter acesso aos dados pessoais.

Porém, em certas situações é bom que um estranho consiga, pelo menos, aceder ao sistema de emergência. Se o primeiro impulso quando se encontra um smartphone estranho é entregar a um segurança ou agente da autoridade, esse gesto de boa vontade pode causar alguns transtornos, como preenchimento de inquéritos e eventual identificação caso o equipamento tenha sido dado como roubado. Por isso, a entrega direta ao seu dono pode poupar a ambos algumas dores de cabeça.

Por outro lado, configurar alguns dados pessoais pode ajudar também a ser socorrido em caso de emergência. Imagine que sofre um acidente de carro ou bicicleta e fica inconsciente, e alguém passa por perto e dá-lhe assistência. É possível configurar um número do serviço de emergência que pode ser usado com o equipamento trancado, assim como dados e notas que pode meter no ecrã de Lock, para serem consultados pelos socorristas.

E a sua configuração é muito simples no Android 11. Ao premir o botão de energia a fundo por alguns segundos, antes apareciam os botões para reiniciar ou desligar o smartphone. Agora tem um botão grande vermelho de emergência. É esse botão que fica disponível para pessoas estranhas poderem marcar um número de emergência, ou aceder a informações adicionais, tais como o nome do utilizador e outros dados sobre o proprietário do smartphone. Mas para isso, terá de os configurar.

Siga os seguintes passos para configurar as informações de emergência:

1 – Com o smartphone desbloqueado, prima a fundo o botão de energia por breves instantes até aparecer o menu de desligar o equipamento e botão de emergência.

2 – Prima o botão vermelho de Emergência. Vai aparecer o teclado numérico para marcar o número, mas toque duas vezes seguidas na opção na parte superior do ecrã “Informações de Emergência”.

3 – Aqui vai encontrar as suas informações de emergência que qualquer pessoa pode aceder. Por defeito, o smartphone assume o nome do utilizador que tem na conta Google do smartphone Android. Toque no botão editar, no canto superior direito.

4 – Junto ao nome pode adicionar Informações médicas, desde o tipo sanguíneo, alergias ou medicamentos que toma e outras notas médicas que possam ser úteis aos socorristas. Pode até adicionar um endereço, embora não deva incluir todos os detalhes para evitar más intenções em caso do smartphone ser perdido.

5 – Agora pode introduzir informações de emergência, incluindo contactos adicionais, como por exemplo familiares ou amigos próximos do utilizador que possam ser contactos. O sistema vai à lista telefónica e pode adicionar mais que um contacto.

6 – Depois de configurado, ao premir o botão de emergência, vai ter acesso aos respetivos dados configurados e números alternativos adicionados.

7 – Uma das vantagens quando liga para o número de emergência 112, o smartphone pode comunicar automaticamente com os socorristas, enviando a localização do utilizador, através do sistema Emergency Location Service (ELS). No entanto, terá de o ter ativo no smartphones. Para o fazer vá às definições do equipamento, escolha a opção Localização e garanta que o ELS esteja ativo.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

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