O WhatsApp permite proteger as conversas através de encriptação ponta-a-ponta, mas sabia que não é a única aplicação do universo da Meta que permite fazer isso? A funcionalidade começou a ser implementada no Messenger em agosto de 2021 e, ainda este ano, foram anunciadas novidades, com a empresa a dar início a testes de encriptação ponta-a-ponta por predefinição na app.

Como explica a empresa, à semelhança do que acontece no WhatsApp, a encriptação ponta-a-ponta permite proteger o conteúdo partilhado nas conversas a partir do momento que sai do equipamento do utilizador e até à chegada ao destinatário. A Meta indica que, durante este processo, ninguém, incluindo a própria tecnológica, pode ver ou ouvir o que foi enviado, a não ser que o utilizador decida reportar alguma mensagem.

Note que as conversas com encriptação ponta-a-ponta estão só disponíveis para a aplicação do Messenger em iOS e Android. Além disso, não é possível enviar mensagens deste tipo a, por exemplo, negócios; contas profissionais, como as de figuras públicas; ou contas do Instagram a partir da tua app.

Clique nas imagens para saber como encriptar as conversas no Messenger 

Siga estes passos: 

1 - Abra o Messenger e, no separador “Conversas”, clique no ícone “Editar” no canto superior direito.

2 - Ative o indicador com o símbolo de um cadeado no canto superior direito. A partir daqui poderá selecionar um contacto e dar início a uma conversa encriptada.

3 - Deseja iniciar uma conversa encriptada com alguém a quem costuma mandar mensagens? Comece por abrir a conversa e clique no ícone “Informação” ao lado das funcionalidades de chamada e videochamada.

4 - Clique em “Abrir conversa secreta”.

5 - Agora já pode enviar mensagens e fazer chamadas protegidas por encriptação ponta-a-ponta.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.