Num mundo cada vez mais digital, a segurança na autenticação online dos utilizadores é muito importante. A Chave Móvel Digital (CMD) é um mecanismo certificado pelo Estado português que funciona como o seu cartão de cidadão para se autenticar nos serviços online da Administração Pública, assim como websites dos bancos e outros.

Pode começar a pedir faturas em formato digital, recebendo comodamente no seu email ou assinar documentos importantes de forma reconhecida pela lei. Não apenas facilitam a autenticação digital, como ajudam a poupar o meio-ambiente, diminuindo o uso desnecessário de papel.

Se inicialmente era obrigatório ir a um balcão ou por videochamada para fazer a ativação da Chave Móvel Digital, agora já é possível fazê-lo através da utilização da biometria. Uma medida inserida no Simplex 2022 em que foram simplificados muitos processos para aceder aos serviços digitais.

A Chave Móvel Digital associa um número de telemóvel do cidadão português ao seu respetivo Número de Identificação Civil, número de passaporte, assim como título ou cartão de residência para os casos de ser estrangeiro.

Para fazer a ativação por biometria terá primeiro de instalar a aplicação Autenticação Gov, disponível para sistemas operativos Android, iOS e AppGallery da Huawei. Em alternativa pode fazer com recurso ao atendimento com apoio por videochamada. Se optar por esta segunda, terá primeiro de fazer o agendamento prévio, através do portal dos serviços públicos ePortugal. Nesse sentido, no dia e hora da videochamada terá acesso a um operador que vai ajudar em todo o processo.

No caso da instalação da aplicação, após a instalação terá de ter um telemóvel ou computador com a câmara ativa e com acesso à internet, assim como ter o Cartão de Cidadão à mão. Dentro da aplicação vai aparecer a opção em destaque “Ativar Chave Móvel Digital”. Deverá aceitar os termos e condições que surgem de seguida.

Depois é seguir os passos simples pedidos pela aplicação:

1 – Indicar o número de telemóvel para associar à Chave Móvel Digital.

2 – Introduzir o código de segurança que vai receber por SMS para o número indicado no primeiro passo.

3 – Utilizar a câmara do telemóvel, posicionando a frente e o verso do Cartão de Cidadão no enquadramento da câmara, como é mostrado nas instruções, pressionando o botão “seguinte” em ambas as posições.

4 – Terminado o processo, o Cartão de Cidadão passa a estar validado.

5 – Segue-se o processo de validação do utilizador, neste caso, siga as instruções para colocar o rosto em frente à câmara para iniciar a verificação Facial e pressionar o botão “seguinte”.

6 – Se tudo correu como pretendido, o sistema verificou a face do utilizador, além de ter feito a chamada prova de vida.

7 – Deve aceitar os termos e condições de serviço, indicando os contactos que deseja associar à Chave Móvel Digital, neste caso o número de telemóvel e o email.

8 – Deve ainda definir um PIN de autenticação da Chave Móvel Digital e introduzir o código de segurança que vai receber por SMS.

9 – Se todos os passos foram concluídos conforme as instruções da aplicação, passará a ter a Chave Móvel Digital ativa para utilizar.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.