Escrever mensagens num smartphone pode tornar-se numa autêntica “guerra campal” de palavras, quando o dicionário teima em fazer correções automaticamente, quando não reconhece o que se escreve. E muitas dessas sugestões tiram o nexo da comunicação, sobretudo quando estamos com pressa e enviamos sem reler. E depois voltamos a repetir, duas e três vezes com asteriscos das palavras enganadas, tornando a conversa caótica e repleto de spam.

Poderia sempre desligar o dicionário automático, mas isso seria descartar uma funcionalidade de autossugestão que também funciona bem. Por isso, a solução é começar a adicionar palavras ao dicionário, sobretudo as que mais utiliza, marcando-as como corretas.

Não só vai enriquecer o glossário automático, como evitar correções de palavras frequentes. E até pode adicionar atalhos para que as palavras mais longas sejam de imediato selecionadas.

Siga os seguintes passos para adicionar palavras ao dicionário interno do Android:

1 – Abrir as Definições do smartphone Android.

2 – Deslizar as opções e escolher Sistema.

3 – Escolher Idiomas e Introdução.

4 – Escolher Dicionário Pessoal.

5 – Premir “+” no canto superior direito para começar a adicionar palavras.

6 – Escrever a palavra que deseja adicionar ao dicionário e tocar na seta de voltar atrás.

7 – Em opção pode escrever a palavra, e caso esta seja longa, estabelecer um atalho para acelerar a sua escrita.

8 – As palavras selecionadas passam a estar numa lista do Dicionário Pessoal.

9 – Pode fazer o teste numa janela de conversa e verificar que a palavra adicionada já aparece nas recomendações do dicionário. Para apagar uma palavra, entre na mesma e toque no caixote do lixo no canto superior direito.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.