Estamos a viver uma época de digitalização profunda, em que o papel e os documentos impressos começam a ser substituídos por versões digitais disponíveis através das aplicações disponíveis pelo Estado. A Chave Móvel Digital (CMD) pode ser utilizado para diversas funcionalidades de autenticação, seja nos portais de serviços do Estado, para assinar documentos online ou aceder ao seu banco, sem sair de casa.

E para ativar a Chave Móvel Digital já não precisa de se dirigir a um balcão, sendo possível fazê-lo a partir de um smartphone com câmara. Se ainda não sabe como o fazer, o SAPO TEK preparou um How to dedicado ao tema que pode consultar. Outra funcionalidade interessante da CMD é a possibilidade de ativar as faturas digitais, descartando o papel das impressões, recebendo comodamente no seu email.

Se acha que carrega demasiados cartões e documentos oficiais na carteira, porque não transferir os mesmos para o digital? A aplicação id.gov.pt é uma carteira digital oficial do Estado, onde pode guardar e ter acesso aos documentos digitais emitidos oficialmente aos cidadãos portugueses. Através da aplicação no smartphone, podem consultar, guardar e partilhar esses documentos de identificação.

E é bastante simples de configurar essa carteira digital, considerando que já tem acesso à CMD. Tudo o que precisa é instalar a aplicação id.gov.pt disponível para smartphones iOS, Android e AppGallery para equipamentos Huawei. Depois de instalar, entre na app e aceite os Termos e Condições da mesma, tocando em Continuar.

Veja na galeria imagens da carteira de documentos:

Para fazer a autenticação deve selecionar a Chave Móvel Digital e tocar em Continuar. Vai ser pedido a solicitação de acesso a alguns dados para realizar o serviço, nomeadamente a identificação civil, número de telemóvel, etc., que deverá autorizar. Insira os seus dados da CMD (número de telemóvel e PIN) e depois inserir o código de segurança que recebeu no equipamento. Poderá depois optar por utilizar os dados biométricos para se autenticar, nomeadamente as impressões digitais e o reconhecimento facial.

Selecione a opção Carteira de Documentos e se não tiver nenhum, pode optar por “Adicionar”. É possível adicionar mais que um documento, que depois são divididos por áreas temáticas. Selecione os Meus Documentos para começar a escolher aqueles que quer adicionar à carteira digital.

Por exemplo, se escolher o Cartão de Cidadão, vai voltar a iniciar o processo de autenticação com a Chave Móvel Digital, dar a respetiva autorização e inserção dos dados de login. Deve esperar alguns momentos pelo processamento e se tudo correu como esperado poderá escolher a opção “Ver documento” ou “Ver Carteira”. No caso do Cartão de Cidadão, vai poder ver os seus dados e notar que foi gerado um Código QR associado. Este poderá ser utilizado para que outro telemóvel ou terminal consultem os seus dados, como por exemplo, as forças da autoridade ou serviços do Estado.

Se tiver outros documentos com um Código QR, este também pode ser utilizado como meio para validar os mesmos na aplicação. Basta escolher a opção “Validação de Documentos” e tocar no botão “Ler Código QR”.

Depois de inserir o primeiro documento, todos os restantes são feitos com o mesmo processo. Poderá selecionar todos os documentos de uma vez e apenas fazer um processo de autenticação. Não se preocupe em selecionar cartões que não tenha, o sistema vai assinalando aqueles que não encontra na base de dados. No fim será listado quais os que foram adicionados e os que não foram possíveis.

Os documentos possíveis de adicionar, pela lista pré-definida são: o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução, o Certificado de Matrícula, o cartão de saúde ADSE, Assistência na Doença aos Militares, Cartão Dador de Sangue, ID Militar ou Antigo Combatente, Cartão Único Portuário, Funcionário do Estado ou Profissional da Cultura. O Cartão Jovem também é possível.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.