As redes sociais já são uma ferramenta essencial do dia-a-dia dos utilizadores, seja para manter o contacto, saber informações de produtos ou simplesmente para passar o tempo, como fonte de entretenimento. No entanto, com muitos milhões de utilizadores, existe sempre a presença de mal-intencionados, sejam perfis falsos que tentam disseminar desinformação, enganar utilizadores ou simplesmente fazer spam indesejável.

Por vezes pode deparar-se com uma mensagem insultuosa ou de ódio, ou mesmo com informações falsas. Pode sempre ignorar, mas pense que se todos ignorarem vai levar ao respetivo utilizador, que até pode ser um bot, a continuar nessa prática. Por isso tenha em mente que reportar um utilizador ou mesmo uma mensagem pode ser muito útil para o sistema da rede social refinar a plataforma. E no caso do Facebook tem mecanismos fáceis de utilizar, embora nem sempre acessíveis.

O Facebook permite reportar utilizadores, como também grupos de interesse e também páginas, caso note que existem práticas que podem violar as regras da rede social e a integridade dos seus utilizadores.

Veja na galeria como reportar utilizadores, grupos ou páginas:

1 – Para reportar um utilizador, entre no respetivo perfil e aceda ao menu, os três pontinhos à direita da lupa de pesquisa.

2 – Encontrará duas opções: o bloqueio, mas para reportar terá de optar pela primeira “Encontrar Suporte ou denunciar perfil”.

3 – Aqui vai poder refinar a razão pelo qual está a fazer a denúncia. Entre passar-se por outra pessoa, nome ou conta falsa, assim como assédio ou bullying. Mas também há o lado positivo, entre o querer ajudar ou contactar autoridades locais se sentir que o respetivo utilizador possa estar em perigo iminente.

4 – Para denunciar um grupo do Facebook o processo é semelhante. Terá de entrar no menu dos pontinhos e escolher “Denunciar Grupo” e vão aparecer opções semelhantes.

5 – As páginas seguem o mesmo esquema de entrar nas opções e escolher “Encontrar Suporte ou denunciar perfil”. Neste caso vai ter mais opções, tais como vendas ilegais, nudez ou cariz sexual, discursos de ódio ou violência, por exemplo. E cada uma abre mais opções para refinar o real problema.

O How To TeK é uma rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.