A Microsoft continua a expandir as funcionalidades de inteligência artificial pelas suas aplicações para o Windows 11, tornando-se mais úteis para os utilizadores. Muitas das funcionalidades chegam em novas aplicações ou remodelações de apps conhecidas. Uma delas é o velho bloco de notas, que a Microsoft lançou há 41 anos.
Até aqui o bloco de notas era uma ferramenta básica, que como o nome indica, permite aos utilizadores escrever sem grandes preocupações de edição ou formatação. No entanto, os efeitos do Copilot e da inteligência artificial também já chegaram à aplicação e agora é possível dar-lhe um uso mais próximo de um editor de texto, como o Word ou o Google Docs.
Mesmo que não tenha ferramentas de formatação e outras funcionalidades dos editores mais poderosos, já é possível usufruir da deteção de erros ortográficos e correções automáticas de texto. Pode ignorar as palavras ou mesmo personalizar o dicionário, como no Word. A aplicação já tinha sido atualizada com outras funcionalidades, tais como o contador de caracteres ou modo escuro.
De salientar que o corretor ortográfico está a ser introduzido faseadamente e por isso, caso ainda não apareçam as opções, deve esperar mais um tempo até chegar a atualização da aplicação.
Veja na galeria como utilizar e verificar as opções de correção ortográfica:
1 - O bloco de notas agora guarda automaticamente o texto que for inserindo, abrindo os conteúdos numa próxima vez que entrar na aplicação. Ou seja, não vai precisar de gravar um ficheiro para guardar o conteúdo.
2 - Outra funcionalidade inteligente é a deteção de erros ortográficos, que passam a ser assinalados a vermelho, à semelhança do Word ou outro editor de texto.
3 - Ao clicar com o botão direito do rato em cima vai aparecer o novo menu de ortografia e selecionar a opção de correção que desejar.
4 - Pode ignorar os erros ortográficos, desativar a verificação ou adicionar ao dicionário alguma palavra, como por exemplo, um estrangeirismo.
5 - Repare que no canto inferior esquerdo também já tem um contador de caracteres, que conta o total, mas também o texto sublinhado.
6 - Para ativar ou desativar o corretor ortográfico, clique na roda dentada das Definições, no canto superior direito. Em baixo, nas últimas duas opções verifique se tem as opções Ortografia e Corretor Automático ativos.
7 - No campo da Ortografia, ainda pode definir que tipo de ficheiros suportados podem utilizar a correção, como por exemplo, os .txt ou .Irc.
8 - Agora pode definir se quer ou não que o conteúdo da sessão anterior seja aberto quando o bloco de notas é iniciado. Em alternativa pode optar por abrir uma nova janela.
9 - Se preferir mudar a cor da janela de trabalho do bloco de notas, pode optar pelo claro ou escuro, assim como mudar automaticamente pelo tom escolhido no sistema.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários