Existe um conjunto de situações que podem fazer com que a temperatura do seu smartphone aumente, algo que pode afetar o desempenho do equipamento. Por exemplo, se o local onde se encontra tem uma temperatura ambiente que não é a ideal (entre os 0° e os 35° C), se está a usar múltiplas aplicações “pesadas” durante um longo período, ou se está a utilizar um carregador ou cabo incompatível, ou com algum defeito, durante o processo de carregamento do equipamento.
Por vezes, o aumento na temperatura pode suceder durante uma atualização do sistema ou quando faz o primeiro setup ao smartphone depois de transferir dados de um equipamento anterior. Além disso, longas sessões de gaming ou de streaming podem ter impacto.
A maioria dos smartphones mais modernos dispõe de um sistema de proteção que alerta o utilizador quando a temperatura excede os limites daquilo que seria considerado normal e que toma medidas para arrefecer o dispositivo, como baixar a luminosidade do ecrã, diminuir o seu nível de desempenho ou, em casos mais “dramáticos”, desligá-lo completamente para evitar danos aos componentes.
Nem sempre é fácil verificar a temperatura interna exata do smartphone, mas é possível encontrar nas lojas digitais da Google e da Apple aplicações que permitem fazer uma monitorização deste indicador. Para o ajudar a manter a temperatura do seu smartphone sob controlo o SAPO TEK reuniu algumas dicas úteis, incluindo informação sobre o que deve fazer quando o mesmo sobreaquece.
Clique nas imagens para saber como manter a temperatura do seu smartphone sob controlo
- Preste atenção à temperatura local onde coloca o seu smartphone
É certo e sabido que, para evitar danificar o seu smartphone deve seguir as indicações da fabricante, disponíveis no website da mesma ou, então, no manual de instruções do equipamento. Entre as recomendações deixadas pelas principais marcas e especialistas da área inclui-se não deixar o smartphone próximo de uma fonte de calor, não o deixar exposto diretamente ao sol ou em locais como um carro fechado num dia particularmente quente.
Uma vez que o processo de carregamento pode fazer com que a temperatura do equipamento aumente, deve colocá-lo numa superfície plana e livre de outros elementos. De modo a evitar acidentes, não é recomendável que deixe o smartphone a carregar na cama, sobre almofadas ou mesmo por cima de uma superfície com papéis.
- Feche as aplicações e desative funcionalidades que não estão a ser utilizadas
Todas as aplicações que vai abrindo e que vão ficando em segundo plano têm impacto no desempenho do smartphone e, quantas mais se vão acumulando, mais “esforço” terão de fazer os componentes internos, o que se traduz num aumento de temperatura.
Além de fechar todas as aplicações que não estão em uso, aproveite para passar nas definições do smartphone. A partir daqui poderá configurar o sistema para fazer com que certas aplicações que usa menos frequentemente fiquem “adormecidas”.
- O smartphone começou a aquecer demais durante o carregamento? Verifique os cabos e o carregador
Se nota que o smartphone aquece demasiado durante o carregamento, verifique se o cabo utilizado ou o próprio carregador apresentam danos. Se for o caso, não deverá usá-los. Mas, se não existem danos, confirme se o carregador e respetivo cabo são mesmo compatíveis com o seu equipamento.
- Sente a temperatura do equipamento a subir? Desligue e deixe-o “descansar”
Quando sente que a temperatura do smartphone está demasiado elevada, o melhor a fazer é mesmo desliga-lo, remover da capa caso tenha, e deixá-lo “descansar” até que volte ao normal. Note que, durante este processo, não deverá coloca-lo num local demasiado frio, pois a mudança de temperatura súbita pode danificar os componentes.
- Verifique se o seu smartphone não está infetado com malware
Se o smartphone está constantemente a atingir temperaturas fora do normal, se já fez de tudo e mesmo assim nada parece resultar, não deve descartar a possibilidade de o equipamento estar infetado com malware.
Alguns tipos de software malicioso, como o malware Loapi, que tem como alvo dispositivos Android, podem sobrecarregar o processador e a bateria e causar danos permanentes ao smartphone.
É recomendável que tenha uma solução de segurança instalada no seu smartphone, fazendo scans de forma regular para verificar se o equipamento está em risco. Adicionalmente, pode passar pelas definições da Play Store para ver se foram encontradas aplicações prejudiciais.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários