Apesar dos smartphones terem mais capacidade de armazenamento, com 64 GB ou 128 GB para cima, também a qualidade das fotografias que capta ou a resolução do vídeo aumentou, o que necessariamente vai ocupar mais espaço. Por outro lado, a tendência é instalar diversas aplicações e jogos, que muitas vezes nem utilizamos, e estes ficam esquecidos e também pesam no armazenamento.

Quando der conta, talvez não consiga instalar mais nada e o smartphone pode mesmo responder como deveria. Mas não se preocupe, existem algumas dicas que pode aprender para libertar espaço sem a necessidade de investir num novo cartão de memória SDCard ou microSD. Para tal, basta fazer uma limpeza através de algumas ações simples.

Pode fazer a limpeza com a ajuda da ferramenta do próprio sistema, ou utilizar uma aplicação da Google, o Files Go, que pode fazer o download da própria Play Store. O SAPO TeK já dedicou um How To TeK a explicar como pode facilmente limpar o sistema. Esta aplicação tem a mesma utilidade de apagar ficheiros que a do sistema, mas é mais agradável de utilizar, intuitiva e ainda tem uma ou outra utilidade adicional que talvez lhe interesse: a pesquisa rápida de ficheiros e a partilha encriptada de ficheiros entre utilizadores numa rede Wi-fi local encriptada, sem necessidade de usar a internet.

No caso de considerar que os ficheiros que tem no smartphone não devem ser apagados, deverá partir para a segunda parte da limpeza do equipamento: verificar quais as apps e jogos que tem “esquecidos” no equipamento. O sistema lista há quanto tempo não utiliza determinada aplicação, e talvez descubra algumas que não são carregadas há semanas, ou mesmo meses. Muitas vezes descarregamos jogos ou apps por impulso e nunca mais nos lembramos que estão a ocupar espaço.

Para verificar há quanto tempo não utiliza as apps e desinstalar, siga os seguintes passos:

1 – Aceder à Play Store

2 – Prima no ícone da sua conta, no canto superior direito e escolha “Os meus jogos e apps”.

3 – Toque na aba Instalados no menu superior.

4 – Vão ser listados todas as aplicações e jogos instalados no equipamento. Onde diz “Neste Dispositivo”, tem ao lado um menu de filtro de ordenação, que por defeito deve estar “Ordem alfabética”.

5 – Toque no menu do filtro de ordenação e optar pela “Última utilização”.

6 – As apps utilizadas mais recentemente são listadas no topo, mas deslize para baixo a lista e vai ficar surpreendido por ver aplicações que ocupam bastante espaço, com utilização de meses ou anos.

7 – Em cima carregue em armazenamento e desinstale as aplicações que ocupem bastante espaço e que não sejam utilizadas há bastante tempo. Caso venha a necessitar novamente, poderá rapidamente fazer o respetivo download mais tarde.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.