A pensar nos utilizadores com dificuldades ou deficiências visuais, o Instagram conta com uma funcionalidade que gera descrições das fotos publicadas através de inteligência artificial e que podem ser lidas por aplicações como a Voice Over, para iOS, ou a TalkBack, em Android.

Mas, por vezes, as descrições geradas podem não corresponder totalmente ao que se passa na foto, ou, então, não indicam qual é o contexto da imagem em questão. Para solucionar o problema pode optar por criar a sua própria legenda alternativa.

O processo é simples e há até a possibilidade de adicionar legendas alternativas a fotografias que já foram publicadas, mas existem alguns aspetos essenciais que deve ter em conta. Ao escrever a legenda, deve ser específico e concentrar-se no aspeto mais importante da foto. Além disso, é recomendável manter a descrição breve, com uma dimensão ideal de 100 caracteres incluindo espaços.

Clique na galaria para saber como adicionar uma legenda alternativa às fotos do Instagram

Siga estes passos:

1 – Abra o seu Instagram no smartphone e clique no símbolo “+” para criar uma publicação.

2 – Escolha a foto que deseja publicar e, depois de aplicar filtros ou correções, clique em seguinte.

3 – Clique em “Definições avançadas” no fundo da página.

4 – Selecione a opção “Escreve um texto alternativo”.

5 – Escreva a legenda alternativa para a foto e, quando terminar, clique em “Guardar”. Pode continuar a preparar a publicação do post.

6 – Para adicionar uma legenda alternativa a uma foto que já foi publicada, abra a publicação e clique no ícone com três pontos verticais.

7 – Escolha a opção “Editar”.

8 – Na imagem aparecerá a opção “Editar texto alternativo”.

9 – Depois de escrever uma descrição para a fotografia clique no sinal de visto no topo da página.

10 – Para terminar clique no sinal de visto na seção “Editar informação”.

O How To TeK é uma rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.