Por muitas medidas que possamos tomar, estas podem não ser suficientes para tornar os nossos equipamentos, serviços e redes sociais seguras. Mas não há nada como elevar a segurança e tornar mais difícil a penetração nos sistemas, sobretudo quando estamos constantemente sujeitos que os nossos dados pessoais possam ser roubados e partilhados online por grupos de hackers.

Os ataques de phishing podem comprometer a autenticação nas redes sociais, pelo que deve implementar medidas adicionais de segurança para evitar problemas. E sendo hoje o Dia Internacional da Privacidade de Dados, nunca é demais apelar pela segurança dos sistemas.

Por isso é que muitos equipamentos já permitem utilizar os sensores biométricos não só para desbloquear o smartphone, como também para aceder a websites e redes sociais. Ou por outro lado, sistemas de autenticação por PIN, mas sem ligação à internet.

O sistema de autenticação de dois fatores continua a ser uma das mais seguras e pode ser ativada em praticamente todas as redes sociais. Este permite obter uma confirmação, depois da autenticação, de que foi mesmo o utilizador que inseriu as credenciais no respetivo serviço. Estes podem ser feitas através de uma confirmação através do email ou de uma mensagem no smartphone, e em casos mais extremos, usando aplicações como o Authy, o Google Authenticator ou o Microsoft Authenticator, para dar alguns exemplos.

Saiba como ativar a autenticação de dois fatores nas principais redes sociais e serviços:

1 - Instagram

Para ativar na app do Instagram, basta aceder ao perfil do utilizador, clicar nos três risquinhos das opções no topo direito do ecrã, selecionar o menu de Definições que está na parte inferior. Nas definições escolha Segurança e finalmente Autenticação de dois fatores. Prima em “Começar” e poderá optar por uma mensagem de texto, com o sistema a enviar um SMS para o número definido; ou optar pelo sistema de aplicação, recomendado pelo sistema. Neste caso, o Google Authenticator.

2 - Facebook

Na aplicação do Facebook, clique nos três riscos no canto superior direito para aceder às opções. Terá de deslizar o ecrã até abaixo para aceder ao menu Definições e Privacidade. Premir em Definições e na aba Segurança, escolha a primeira opção: Segurança e Início de Sessão. Escolha a opção “Usar a autenticação de dois fatores”. Tal como o Instagram poderá aqui optar pelo envio de SMS ou através do Google Authenticator.

3 - Twitter

Para ativar a autenticação de dois fatores no Twitter, clique nos três risquinhos das opções no canto superior esquerdo. Escolher a opção Configurações e Privacidade, depois escolha Conta e depois Segurança. Escolha a opção da Autenticação de dois fatores e estão disponíveis três formas: App, SMS e Chave de Segurança. Esta terceira opção serve para utilizadores que preferem o uso de uma chave de segurança física.

4 - Amazon

Para definir a configuração de dois fatores na sua conta do Amazon, deverá visitar a página, e no canto superior direito aceder a “Conta e Listas” e premir na primeira opção “A minha conta”. Nos nove cartões, prima o do meio em cima que diz “Início da sessão e segurança”. Se não tiver o PC ligado autenticado, vai receber uma mensagem no smartphone para confirmar o movimento. Escolha a última opção editar “Definições de segurança avançadas”. Por fim, no ecrã de configuração, terá de confirmar o número de telefone associado, para utilizar o equipamento, ou optar pelo uso de uma app de verificação, gerando um código QR de identificação.

5 - Google

A Google permite configurar uma única vez o sistema de verificação de dois passos para todos os seus serviços associados à conta, como o Gmail, YouTube ou Google Maps, por exemplo. Basta aceder à sua página de configuração (google.com/landing/2step) e clicar em Introdução. Depois basta autenticar-se, verificando o código enviado para o smartphone e optar pelos diferentes sistemas disponíveis: pedido para o smartphone, através de código via SMS, configurar códigos de emergência, o Google Authenticator e Chave de segurança física.

6 - Snapchat

Na aplicação do Snapchat, tocar no ícone do perfil do utilizador, e depois na roda dentada, no cando superior direito. Deslizar as opções para baixo e tocar em Autenticação de dois fatores. Poderá depois optar por escolher o sistema de mensagens ou através de uma aplicação de autenticação.

7 - WhatsApp

Entrar no WhatsApp, toquer nos três pontos de acesso às opções, localizado no canto superior direito, e escolher Definições. Escolher a opção Conta e Verificação de dois passos. A aplicação vai introduzir um PIN de verificação, e opcionalmente os utilizadores podem associar a um email, para recuperação do código, caso o esqueça. O ideal é mesmo fazer a associação do email por segurança.

8 - Paypal

No ecrã inicial no acesso via browser, que mostra o sumário das transações, clique na roda dentada, no canto superior direito, para aceder às definições. Escolha a tab Segurança e clique em Configurar na opção de Verificação de Dois passos. Pode optar por escolher o sistema de SMS ou uma aplicação externa. Pode depois definir um smartphone como equipamento seguro, para não estar sempre a pedir código. Mas é aconselhado a configurar o sensor biométrico de impressões digitais para aceder à app.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.