Longe vão os tempos em que era preciso andar com um mini-dicionário na mala para as viagens ao estrangeiro. Hoje, com apps como o Google Tradutor, comunicar com quem não fala a mesma língua torna-se mais fácil.

Usar a funcionalidade básica de tradução não é algo propriamente prático para aqueles momentos em que quer ter uma conversa com alguém, mas sabia que na app há uma opção que transforma o seu smartphone num “intérprete”?

É possível usar a funcionalidade Conversa para traduzir em tempo real, tanto em texto como por voz. Neste modo, cada um dos intervenientes aperta o botão respetivo quando for a sua altura de falar, à semelhança do que acontece, por exemplo, com o tradutor eletrónico da Vasco Electronics.

Note que, de momento, a funcionalidade suporta apenas conversas em oito línguas: português, inglês, francês, alemão, espanhol, hindi e tailandês. Além disso, tenha também em conta que esta opção não está disponível offline.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Siga estes passos: 

1 - Abra a app do Google Tradutor e selecione na opção “Conversa”.

2 - Toque nas opções acima dos botões com o ícone de um microfone para selecionar as línguas: à esquerda a sua e à direita a da pessoa com quem vai falar.

3 - Se desejar, antes de iniciar a conversa, pode mostrar à pessoa com quem vai falar que usará o Google Tradutor como “intérprete”. Para tal, clique no ícone com o formato de uma mão a acenar no canto superior direito.

4 - Quando cada um dos intervenientes quiser falar, basta tocar no respetivo botão do microfone. A tradução será feita em tempo real, tanto em texto como por voz.

5 - Se notou que a app não registou adequadamente o que disse, pode tocar na respetiva caixa de texto para fazer correções.

6 - Há também a opção de usar o modo automático, que ouve o que é dito para ambos os idiomas.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.