O Copilot ficou disponível no Windows 365 Pessoal e Familiar a 16 de janeiro, com integração nas aplicações do Word, Excel, PowerPoint e Outlook, assim como acesso a créditos para fazer imagens no Designer. É a extensão da ferramenta de inteligência artificial da Microsoft, baseada na plataforma da OpenAI, à esfera pessoal e familiar, depois de estar limitada às empresas. 

A opção passa a ser integrada automaticamente nas versões de assinatura do Windows 365 Pessoal, para um utilizador, e Familiar, até seis utilizadores, mas faz aumentar o preço em mais 3 euros em cada pacote. Passam assim a custar 10 e 13 euros por mês, respetivamente, sendo que o valor é aplicado na próxima renovação, o que implica que quem paga o pacote mensalmente comece já a pagar neste mês.

Veja como funciona a integração do Copilot

A Microsoft criou por isso uma opção para quem não quer ter o Copilot no Windows 365 Pessoal e Familiar, uma versão "Clássica", sem a Inteligência Artificial, e pode mudar apenas em alguns passos:

1 - Aceda à área de Serviços e subscrições, faça login na sua conta Microsoft (se for uma conta familiar tem de ser o "dono" da assinatura)

2 - Verifique qual é a assinatura atual e clique em Gerir > Cancelar subscrição

3 - Escolha o plano Microsoft 365 Pessoal Clássico ou Microsoft 365 Familiar Clássico ou aquele que melhor se ajusta às suas necessidades

4 - Siga as instruções para fazer a alteração e não pagar a integração do Copilot

A alteração fica ativa no próximo pagamento da assinatura.

Se optar por manter a assinatura com o Copilot, pode ainda ativar ou desativar em algumas aplicações, o que pode ser útil se não quiser que os filhos usem a ferramenta para fazer os trabalhos de casa, por exemplo. 

Nesse caso pode remover o ícone Copilot da barra de menu do Office. O Copilot pode ser usado na mesma, através de outros atalhos, mas não é tão facilmente visível .

Outra forma de controlar o acesso é desativar o Copilot diretamente nas aplicações. Para já só está disponível em Windows para Word e em PowerPoint e Word para Mac mas a Microsoft diz que em fevereiro vai ser disponibilizada no Excel, OneNote e PowerPoint em equipamentos Windows e no Excel em equipamentos Mac.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.