A Google continua a debater-se com os ritmos de adoção dos sistemas operativos Android. O facto de ter um ecossistema móvel que serve várias marcas, modelos e gamas de preço, dificulta uma tarefa que nunca foi problema na concorrência. No entanto, a tecnológica anunciou esta quinta-feira, dia 9 de julho, que estão a ser feitos progressos. De acordo com a empresa, o Android 10 é a versão que maior velocidade de adoção registou.

O sistema operativo foi instalado em 100 milhões de equipamentos nos primeiros cinco meses desde o lançamento, em setembro de 2019, o que representa um aumento de 28% face ao Android Pie, a versão antecessora. Agora, quase um ano depois, o número é superior a 400 milhões de equipamentos.

tek google

A Google justifica o sucesso com alguns projetos que facilitaram a vida às fabricantes, no capítulo do lançamento de atualizações para os seus smartphones, como o Project Treble e o Project Mainline.

Note que apesar de o número ser bastante superior ao alcançado pelo Android Pie neste mesmo período, ele não representa a percentagem de equipamentos ativos que tem o sistema operativo instalado. Este indicador não deverá ser revelado, uma vez que a Google decidiu parar de revelar a percentagem de equipamentos que tem cada um dos sistemas operativos Android instalado.

Em agosto do ano passado, mesmo antes do lançamento do Android 10, a empresa disse ter conseguido alcançar 22,6% de aparelhos Android com a versão Pie. Para efeitos de comparação, importa sublinhar que a Apple já conseguiu levar o iOS 13 a 81% dos seus smartphones e tablets.

Esta discrepância deve-se, naturalmente, ao facto de a empresa da maçã ter maior controlo sobre o seu ecossistema móvel, que serve apenas uma marca e uma percentagem pequena dos aparelhos a que a Google chega com o Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.