A Google não é propriamente conhecida por fazer grandes comunicados em relação à atualização de produtos ou software e voltou a surpreender tudo e todos esta quarta-feira. A gigante tecnológica revelou no site do Android One, programa de smartphones para mercados emergentes, a versão 5.1 do seu sistema operativo, que promete melhorias relacionadas com a bateria e a performance dos aparelhos.

O Android One é um projeto da Google marcado pelo lançamento de equipamentos com uma boa relação qualidade-preço nas economias em desenvolvimento, como o mercado indiano. Esta quarta-feira, o site oficial mostra aquele que parece ser o anúncio de uma atualização da versão mais recente do Android, a versão 5.1.

As informações que são apresentadas dão conta de melhorias da performance dos equipamentos para o dobro, um modo economizador que oferece mais 90 minutos de vida à bateria e uma forma rápida de desligar os dados móveis. Segundo conseguiu apurar o Android Pit esta semana, outras funcionalidades estão relacionadas com a gestão da memória RAM, o regresso do modo silencioso e o encerramento forçado de aplicações.

Contactada pela CNET, a Google recusou-se a prestar quaisquer declarações. Ainda não há informações sobre quando irá esta versão do Lollipop chegar a outros mercados, nem os primeiros equipamentos a serem contemplados.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico