A Google quer tornar mais seguro o envio de SMS para os utilizadores do sistema operativo Android e anunciou que está a levar a cabo uma atualização à aplicação Android Messages. Vão chegar então duas novas funcionalidades que prometem uma maior proteção contra ataques de phishing e mensagens de spam.

De acordo com Roma Slyusarchuk, engenheiro de software da Messages, numa publicação do blog oficial da Google , o envio de SMS é uma útil ferramenta para diversas empresas, no entanto, são muitos os cibercriminosos que dela se aproveitam para tentar roubar informação de utilizadores mais incautos ou para instalar software malicioso nos seus smartphones.

A funcionalidade permite confirmar se as SMS recebidas não são tentativas de phishing ou de fraude.
Google
Android Messages chega finalmente ao computador
Android Messages chega finalmente ao computador
Ver artigo

A Google lançou uma nova funcionalidade que quer ajudar os utilizadores a confirmar se as SMS que recebem não são tentativas de phishing ou de fraude. Agora, de cada vez que receberem uma mensagem de uma determinada empresa ou serviço, aparecerá um “crachá de verificação” perto do nome da entidade. Segundo Roma Slyusarchuk, os “Verified SMS” chegarão primeiro a nove países, Estados Unidos, Índia, México, Brasil, Reino Unido, França, Filipinas, Espanha e Canadá, sendo depois lançados gradualmente noutros territórios.

A nova funcionalidade da Messeges sinaliza as SMS mais suspeitas recebidas pelo utilizador.
Google

Já no que toca à proteção contra spam, a nova funcionalidade anunciada pela Google avisará os utilizadores no caso de receberem SMS mais suspeitos. A função estava já disponível numa série de países desde o ano passado, mas faz agora a sua estreia no território americano.

RCS já está disponível em pleno nos Estados Unidos. Mas ainda tem um longo caminho para substituir SMS
RCS já está disponível em pleno nos Estados Unidos. Mas ainda tem um longo caminho para substituir SMS
Ver artigo

Aos utilizadores norte-americanos da aplicação Android Messages, chegou também o sistema RCS (Rich Communication Services). A confirmação foi feita por Sanaz Ahari, gestora de produto da Google, que referiu na sua conta do Twitter a disponibilidade desde 9 de dezembro. A Google tinha como objetivo lançar a nova tecnologia de comunicação por texto antes do final de 2019 e pediu aos utilizadores que atualizassem a aplicação.

A gigante tecnológica tem vindo a desenvolver e a implementar, se bem que de forma tímida e limitada, o sistema RCS para Android, sob o nome Google Messages. Em setembro de 2018 a gigante tecnológica estabeleceu uma parceria com a Samsung para tentar consolidar a tecnologia de comunicação a um público mais vasto. O principal objetivo é encontrar uma alternativa mais eficaz ao sistema de SMS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.