A Google está finalmente a disponibilizar suporte para a app Android Messages no seu próprio browser. A empresa vai dar assim a possibilidade aos seus utilizadores de recorrerem ao computador para enviar, receber e ler SMS. O suporte vai estar disponível em todos os mercados onde a tecnológica marca presença, mas o lançamento vai acontecer de forma gradual até ao fim desta semana.

Para emparelhar telefone e PC, terá de ler um código QR com o seu aparelho móvel, através da app Android Messages, tal como já acontece com a versão web do WhatsApp. Na versão de computador é suportado texto, imagens e autocolantes.

Esta é uma das primeiras medidas da empresa rumo à implementação do Chat, uma app de mensagens que vai funcionar com base num novo sistema de comunicações chamado Rich Communication Services (RCS). O protocolo permite a implementação de novas funcionalidades nos tradicionais serviços de mensagens.

Note que os serviços de mensagens mais utilizados da atualidade já apresentam uma versão para desktop, como é o caso do iMessage, do WhatsApp e do Messenger. Se a Google quiser apanhar estas soluções, este será certamente um passo essencial para concretizar essa missão.

A tecnológica de Mountain View apostou fortemente no lançamento de duas aplicações de comunicação móvel há cerca de dois anos, mas nenhuma delas atingiu a popularidade pretendida entre os adeptos do Android. Por isso, a atenção da gigante norte-americana vira-se agora para aquela que é a app de SMS que vem instalada de raiz em todos os equipamentos móveis deste ecossistema.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.