Um conjunto de funcionalidades de proteção dos dispositivos Android estão a ser disponibilizadas aos utilizadores. Alguns já encontraram a função nos seus equipamentos, outros ainda não. E quais são os novos mecanismos de segurança anunciados pela Google, em maio,e estão gradualmente a chegar aos Android? O Theft Detection Lock, o Offline Device Lock e o Remote Lock.

As duas primeiras funções foram identificadas pela primeira vez por Mishaal Rahman, que as encontrou no seu smartphone Xiaomi 14T Pro, diz numa publicação no Reddit e também na rede social X.

Mishaal Rahman refere que ao contrário dele próprio, contactos seus já identificaram o Remote Lock nos seus Pixel, nos EUA, e desafia os seus leitores a partilhar se já as têm. Mas, nem todos os Pixel já estão atualizados, como avança uma notícia do The Verge.

A Theft Detection Lock utiliza Inteligência Artificial para bloquear o ecrã do smartphone, quando detecta “movimentos comuns associados a roubo”, por exemplo, o telemóvel ser arrancado da mão do utilizador.

Por seu lado, o Offline Device Lock bloqueia o dispositivo quanto este está offline por algum tempo. Finalmente, o Remote Lock permite bloquear o telemóvel utilizando apenas o número, quando não se consegue entrar no Find My Device com a sua palavra-passe.

O Bloqueio por Deteção de Furto e o Bloqueio de Dispositivo Offline serão suportados por qualquer dispositivo com Android 10 e superior, enquanto para o Bloqueio remoto é necessário ter pelo menos o Android 15.

Os utilizadores podem tentar atualizar o Google Play Services, embora seja habitual o lançamento de novas funcionalidades gradualmente nos equipamentos em todo o mundo.

Todas as funções entraram em beta, em agosto, a começar pelo Brasil. O autor do Reddit assinala que foi informado pela Google que estas funcionalidades seriam disponibilizadas ao longo do corrente ano, o que parece estar a acontecer.