A Google vai alargar a interoperabilidade entre o Quick Share e o AirDrop, a mais smartphones Android para além dos modelos Pixel, onde os dois começaram a comunicar primeiro.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
Quando lançou a novidade para os smartphones Google Pixel (10) em novembro, a empresa já tinha dito que pretendia ir mais longe e fazê-la chegar a outros modelos com o sistema operativo Android.
O plano foi confirmado, numa apresentação em Taiwan, pelo vice-presidente de engenharia da plataforma Android, Eric Kay, que promete novidades para breve. “Dedicámos muito tempo e energia para garantir que podemos criar algo compatível não só com o iPhone, mas também com iPads e MacBooks”, disse o responsável.
“Agora que conseguimos, estamos a trabalhar com os nossos parceiros e a expandir para o resto do ecossistema. Em breve deverão ser feitos alguns anúncios entusiasmantes”, acrescentou o gestor, citado pelo site Android Authority.
Com isto, a Google permite a troca rápida e simples de arquivos entre Android e iPhone, graças ao suporte do AirDrop no Quick Share e vice-versa.
A Qualcomm é uma das empresas que já tinha mencionado o tema, para dizer que estava a trabalhar para assegurar o suporte da funcionalidade em equipamentos com os seus processadores Snapdragon. A Nothing já confirmou também que está a trabalhar para ter o recurso nos seus smartphones.
Além de facilitar a troca de arquivos no dia-a-dia, a Google também quer simplificar a transferência de dados antigos, para os clientes que mudem de iOS para Android. As duas empresas - Google e Apple - anunciaram aliás em dezembro um acordo de compromisso para facilitar esta troca de dados.
O Quick Share dá aos utilizadores do Android a capacidade de partilharem ficheiros rapidamente entre equipamentos compatíveis que estão em proximidade. Recentemente ganhou também a capacidade de comunicar com dispositivos Windows.
O Quick Share foi lançado pela Samsung em 2020, para facilitar a transferência de ficheiros entre equipamentos da marca. Entretanto foi fundido com o Nearby Share da Google e resultou na ferramenta atual.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Em destaque
-
Multimédia
Sony volta a apostar nos gira-discos e lança dois novos modelos Bluetooth com preços a começar nos 299 euros -
App do dia
PhysiApp quer ajudar na recuperação física em casa com exercícios guiados e acompanhamento digital -
Site do dia
Galáxia sombrero, fotos na Lua e uma dezena de imagens extraordinárias do ano -
How to TEK
Onde encontrar os ficheiros descarregados no iPhone ou smartphone Android?
Comentários