A Google anunciou que, em breve, vai chegar uma nova funcionalidade ao seu tradutor. Num evento sobre inteligência artificial, em São Francisco, a gigante da tecnologia deu a conhecer à imprensa internacional que a aplicação do Google Translate para Android vai permitir simultaneamente traduzir e transcrever conversas em tempo real.

À imprensa, Bryan Lin, um dos membros da equipa por trás da ferramenta de tradução, explicou que a nova funcionalidade precisará de uma ligação estável à Internet, para poder comunicar com os servidores da Google. Para já, a função de transcrição ainda está numa fase de protótipo, sendo que o suporte para línguas como espanhol, francês e alemão está a ser testado.

A Google afirma que a funcionalidade de transcrição em tempo real funcionará apenas com áudio que seja captado no momento de tradução através do microfone do smartphone, sendo que o suporte para ficheiros com gravações feitas anteriormente ainda não está nos seus planos.

Para traduzir e transcrever uma conversa que está numa língua para outra completamente diferente, a aplicação da Google recorre a inteligência artificial. A tecnologia desenvolvida pela empresa avaliará constantemente o áudio que capta para formar frases coerentes. Além disso, a IA da gigante de Mountain View está a ser treinada para adicionar pontuação, corrigir a utilização de determinadas palavras tendo em conta o contexto da situação e até prestar mais atenção a sotaques regionais.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.