
A empresa de segurança informática Eset Security encontrou aplicações intrusivas no Google Play que quando instaladas, mostram publicidade a cada 30 ou 40 minutos no smartphone do utilizador. Estas apps são apresentadas como ferramentas de truques e dicas para dois conhecidos jogos - Pou e Subway Surfers - e foram descarregadas mais de 200 mil vezes.
As aplicações em causa - Cheats for Pou, Guide for SubWay e Cheats for SubWay - usam um esquema para enganar o sistema de verificação da Google. Aos ‘olhos’ do Google Bouncer - a ferramenta que valida o código-fonte dos pacotes submetidos pelos programadores - as aplicações não apresentam qualquer código que as faça ser bloqueada pelos sistemas da tecnológica norte-americana.
“A técnica anti-Bouncer usada por estas apps obtém o endereço IP de um dispositivo e acede aos seus dados WHOIS [relativos aos domínios de Internet]. Se a informação devolvida contém o fio ‘Google’, a app assume que está a ser executada no Bouncer”, disse o engenheiro Lukáš Štefanko, da ESET.
O especialista em segurança informática salienta ainda em comunicado que apesar de as aplicações denunciadas pela ESET já terem sido removidas, muitas outras devem explorar nos próximos tempos metodologias semelhantes.
Recorda-se que o novo Android 6.0 'Marshmallow' traz melhorias ao nível da segurança, já que reforça o controlo das permissões que os utilizadores dão às aplicações móveis.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários