Não é que a funcionalidade seja inteiramente nova. Há já algum tempo que a Google consegue prever atrasos em voos, mas a particularidade deste sistema é que apenas funciona para aqueles que procuram o voo em questão. A novidade, agora, é que a tecnológica quer levar esta informação aos mais interessados, de forma completamente automática.

A ideia é fazer com que o Google Assistant possa emitir notificações aos utilizadores com voos marcados em itinerários que estejam prestes a sofrer um atraso. O aviso pode ser recebido até várias horas antes da viagem.

A atualização vai ser lançada nas próximas semanas.

tek google assistant

Uma vez operacional, o programa vai até providenciar uma justificação para o atraso, no caso da companhia responsável apresentar uma razão oficial.

Os atrasos são calculados com base no itinerário do avião alocado para o trajeto e nos horários de outros voos. A notificação vai ser enviada sempre que a estimativa tiver uma probabilidade de se concretizar superior a 80%.

Esta é uma atualização que dará consistência às capacidades contextuais da IA da Google, que baseia a sua utilidade no facto de conseguir entregar informações aos utilizadores na hora em que estes mais precisam delas. Algumas das outras funcionalidades incluem notificações que alertam os utilizadores para saírem a horas para chegar a tempo a uma reunião marcada, ou da iminência de uma despesa mensal. Isto é possível graças à integração que a empresa promove entre as suas várias aplicações, como o calendário e o motor de busca.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.