Poupar energia é algo bom para a sua carteira e para o ambiente e agora há uma app que o quer ajudar a tornar essa missão mais fácil de alcançar. A aplicação chama-se ECOplay e foi desenvolvida por um consórcio europeu liderado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). A ideia é aprender como poupar energia de forma divertida, com jogos, vídeos e desafios.

Iluminação, aquecimento ou eletrodomésticos são alguns dos temas abordados em vídeos e em vários episódios. A app conta ainda com uma componente mais interativa, integrando questionários relacionados com decisões que toma no dia a dia em relação a comportamentos que o podem ajudar a poupar energia.

A app inclui, ainda, nos níveis mais avançados, uma série de seis episódios com elementos de ficção científica e suspense, onde a crise ambiental é o tema central. Consoante o desempenho do utilizador, pode conquistar distinções, e, desta forma, ficar mais bem qualificado no ranking da app. Ao longo do jogo, recebe também notificações que o incentivam a adotar comportamentos mais sustentáveis.

A aplicação foi desenvolvida no âmbito do projeto europeu FEEdBACk. A iniciativa tem como objetivo desenvolver, integrar e testar novas tecnologias ligadas à área da energia e aplicá-las com o intuito de promover a eficiência energética, através de uma mudança de comportamentos dos utilizadores.

Liderado pelo INESC TEC, o projeto conta ainda com a participação de oito instituições de sete países, nomeadamente Holanda, Reino Unido e Suíça, e é financiado em 2,3 milhões de euros, ao abrigo do programa Horizonte 2020. A aplicação está disponível em quatro idiomas (português, alemão, inglês e espanhol), em seis países: Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda, Suíça e Dinamarca.

A ECOplay é grátis e está disponível na Google Play Store e na App Store.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.