Poupar energia é algo bom para a sua carteira e para o ambiente e agora há uma app que o quer ajudar a tornar essa missão mais fácil de alcançar. A aplicação chama-se ECOplay e foi desenvolvida por um consórcio europeu liderado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). A ideia é aprender como poupar energia de forma divertida, com jogos, vídeos e desafios.
Iluminação, aquecimento ou eletrodomésticos são alguns dos temas abordados em vídeos e em vários episódios. A app conta ainda com uma componente mais interativa, integrando questionários relacionados com decisões que toma no dia a dia em relação a comportamentos que o podem ajudar a poupar energia.
A app inclui, ainda, nos níveis mais avançados, uma série de seis episódios com elementos de ficção científica e suspense, onde a crise ambiental é o tema central. Consoante o desempenho do utilizador, pode conquistar distinções, e, desta forma, ficar mais bem qualificado no ranking da app. Ao longo do jogo, recebe também notificações que o incentivam a adotar comportamentos mais sustentáveis.
A aplicação foi desenvolvida no âmbito do projeto europeu FEEdBACk. A iniciativa tem como objetivo desenvolver, integrar e testar novas tecnologias ligadas à área da energia e aplicá-las com o intuito de promover a eficiência energética, através de uma mudança de comportamentos dos utilizadores.
Liderado pelo INESC TEC, o projeto conta ainda com a participação de oito instituições de sete países, nomeadamente Holanda, Reino Unido e Suíça, e é financiado em 2,3 milhões de euros, ao abrigo do programa Horizonte 2020. A aplicação está disponível em quatro idiomas (português, alemão, inglês e espanhol), em seis países: Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda, Suíça e Dinamarca.
A ECOplay é grátis e está disponível na Google Play Store e na App Store.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários