A Google continua a desenvolver novas formas de o manter consciente quanto à utilização do smartphone. A empresa criou novas apps para o efeito e, desta vez, o segredo está na culpa.

Activity Bubbles, Envelope e Screen Stopwatch são os nomes destas três aplicações experimentais. A Envelope é a que apresenta a proposta mais estranha, com o utilizador a ter de imprimir um envelope de papel onde terá de colocar o telefone até que a tentação o faça quebrar o selo.

A Activity Bubbles cria uma bolha no fundo de ecrã do smartphone sempre que o utilizador o desbloquear. A bolha criada vai aumentando enquanto o utilizador estiver a operar o telemóvel.

Por último, temos a Screen Stopwatch, que basicamente serve para apresentar ao utilizador o tempo total que este passou no smartphone. A app coloca um cronómetro fixo no display, o que impede o utilizador de fugir à realidade.

tek google apps

Tal como acontece com outras aplicações do género, o desafio que a Google se propõe a resolver passa por conseguir incutir alguma disciplina aos utilizadores para que estes possam ganhar hábitos mais saudáveis de utilização. É provável que seja fácil contornar algumas destas criações, pelo menos numa primeira fase, mas a tecnológica assume o experimentalismo por detrás das apps. Recorde-se que a gigante norte-americana lançou cinco destas soluções em 2019.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.