A partir de agora as aplicações que sejam “pensadas para famílias” vão ser identificadas com um símbolo de uma estrela verde na Play Store, a loja de conteúdos online da Google. Os pais vão poder pesquisar por essas aplicações e outros conteúdos tendo em conta a idade dos filhos. Adicionalmente, as apps vão ser classificadas pela Entertainment Software Ratings Board (ESRB), a mesma entidade que fornece classificações e descrições nos videojogos.

Também novidade é a pesquisa por figuras e personagens, que torna mais fácil encontrar conteúdos relacionados com os filmes e programas de televisão que as crianças mais gostam.

Outra medida que vai ser implementada pela Google é o controlo mais rigoroso nas compras dentro das aplicações o que faz com que as crianças não comprem conteúdos extras sem a autorização de um adulto. Para além disso, as aplicações que contenham publicidade vão disponibilizar avisos para que os pais determinem se a app é indicada ou não para a criança.

Para obter a certificação oficial, os programadores têm de seguir as políticas de conteúdos definidas pela tecnológica norte-americana. Se uma aplicação violar os termos pode num momento posterior vir a ser removida da Play Store.

As novidades da loja de aplicações foram reveladas na conferência mundial de programadores, a Google I/O, onde foram anunciados outros destaques como o novo Android "M". A maior atenção na Play Store para os jovens chega numa altura em que a Google está debaixo de fogo devido à aplicação YouTube Kids - que foi acusada de misturar conteúdos que não diferenciavam de forma clara a o que eram os conteúdos para consumo e o que era material publicitário.