No próximo dia 20 de maio está previsto mais um Google I/O, o evento onde a gigante tecnológica revela novos produtos e funcionalidades para programadores. Esperam-se novidades como a revelação de Gemini para as plataformas de automóvel, um novo kit de desenvolvimento SDK Android XR, entre outras. Mas o próximo design do sistema operativo Android e experiência do utilizador também já se sabia estar na lista, o chamado Material 3 Expressive, que adiciona novos padrões “emocionais” ao design da interface.

Antecipando o evento, a Google inadvertidamente partilhou imagens e informações sobre esta nova filosofia de design. Apesar de ter recolhido rapidamente a página em questão, a internet não perdoa e as informações e imagens já circulam.

Veja na galeria as imagens

O Material 3 Expressive é referenciado como o sistema de design mais investigado de sempre pela Google. A gigante tecnológica quer que as aplicações se movam para lá dos designs “limpos” e “aborrecidos” para criar interfaces que se ligue com os utilizadores ao nível emocional, cita o 9to5Google. Para criar o novo design, foram reunidos os esforços das equipas de investigação, design e engenharia.

O novo design resulta na investigação de 46 estudos separados, com centenas de designs e mais de 18 mil participantes em todo o mundo. O objetivo é encontrar um design que seja bonito, mas altamente funcional. A investigação está enraizada numa sólida investigação e construída com as melhores práticas de usabilidade, que seja fácil de usar, mas que as pessoas se possam ligar.

Para a Google, as partes fundamentais do design expressivo são o uso da cor, forma, tamanho, movimento e contenção. No caso do Material 3 Expressive, este caracteriza-se pelo uso da forma e da cor, pretendendo “criar experiências deliciosas ao utilizador”, aponta a Google. A barra de ferramentas flutuante destaca-se no Material 3 Expressive, numa barra em fórmula de pílula na parte inferior do ecrã.

A investigação refere que os designs expressivos são mais fáceis de utilizar, tendo ajudado os utilizadores a encontrar rapidamente a ação-chave em cada ecrã e a navegar mais rapidamente. Segundo a Google, o design da UI permitiu aos utilizadores encontrar os elementos-chave 4X mais rápido. Isso indica que os designs conduzem a atenção do utilizador para as partes mais importantes do ecrã.

Para já, mesmo que seja apresentado, o Material 3 Expressive continua a ser um conceito que até podem não chegar aos equipamentos finais. Mas indicam claramente a direção de design que a Google deseja para o sistema operativo Android. Ficam as imagens para mostrar na prática, o conceito deste design.