A Google poderá estar a trabalhar no desenvolvimento de uma nova forma de ajudar os utilizadores de smartphones Android a encontrarem os seus equipamentos perdidos mais facilmente e com semelhanças à rede Encontrar da Apple.
É certo que tanto a Google como a Apple têm ferramentas que dão aos utilizadores de smartphones Android e iOS a possibilidade de encontrarem os seus equipamentos caso estejam perdidos.
Porém, a ferramenta de localização de smartphones da Google só funciona caso os equipamentos em questão estejam ligados a uma rede Wi-Fi, ou então com os dados móveis ligados. Por contraste, através da rede Encontrar da Apple, que recorre às tecnologias de Bluetooth e banda ultralarga, é possível encontrar, por exemplo, um iPhone perdido mesmo que este esteja offline.
De acordo com o website 9to5Google a gigante de Mountain View quer criar uma rede semelhante à da Apple. Ao experimentar a mais recente versão Beta do Google Play Services, o portal encontrou uma funcionalidade chamada “Find my device network” que pode ser ativada ou desativada, consoante o utilizador deseje, ou não, utilizar o seu equipamento para localizar outros dispositivos.
Foi também possível descobrir que a API da rede se chama “Spot”, assim como detalhes sobre o seu funcionamento, que incluem o uso de encriptação e de uma chave que é gerada automaticamente após algumas horas.
Ao que tudo indica, a “Spot” poderá tornar-se uma aplicação própria, a par daquela que já existe para localizar equipamentos Android, embora os detalhes ainda sejam vagos. Note-se ainda que, uma vez que a funcionalidade foi encontrada por entre o código de uma versão Beta do Google Play Services, há também uma possibilidade de não chegar, para já, a ser lançada.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Game Awards: Astro Bot conquistou quatro prémios incluindo Jogo do Ano -
Site do dia
Estamos sozinhos no Universo? Pergunta foi a base do projeto SETI há 40 anos -
App do dia
Task Kitchen: a app que transforma listas de tarefas em agendas eficientes -
How to TEK
Mantenha as apps e jogos Android atualizados para evitar vulnerabilidades
Comentários