
Pegando no exemplo de uma mãe que empresta o smartphone aos seus filhos para os ajudar nas aulas ou se entreterem com jogos, mas com o receio de arquivos importantes serem apagados ou acidentalmente partilhados, a Google introduziu uma nova funcionalidade de proteção à sua aplicação de gestão de ficheiros Files.
O Safe Folder funciona como um cofre dentro da aplicação Files, permitindo ter conteúdos em segurança. Esta pasta é encriptada por um PIN de quatro dígitos, onde os utilizadores podem colocar documentos, imagens, vídeos e ficheiros de áudio. Apenas o portador da chave poderá destrancar a pasta e aceder aos seus conteúdos.
O cofre fecha-se automaticamente assim que o utilizador sai da app Files, impedindo o seu acesso quando a aplicação está em suspenso em background. E mesmo que o utilizador regresse à pasta, por questões de segurança será novamente pedido o código de entrada. Poderá assim emprestar o equipamento aos seus filhos ou a outros, sem a preocupação de perder os seus documentos pessoais ou outros ficheiros importantes.
A aplicação Files permite aos utilizadores fazer uma melhor gestão do espaço livre do smartphone. A app é sobretudo popular nos smartphones com capacidades muito limitadas de armazenamento, que obrigam os utilizadores a desinstalar ou apagar constantemente conteúdos, sobretudo em equipamentos vendidos a comunidades mais pobres como a Índia, Nigéria ou Brasil.
A nova funcionalidade está disponível gradualmente a partir de hoje, e durante as próximas semanas. Se ainda não tem o Files, pode fazer o download gratuito para Android.
A Google partilhou alguns números de curiosidades relacionados com a aplicação Files:
- Foram apagados cerca de um bilião de ficheiros desorganizados, que se fossem removidos à mão fotos duplicadas, memes antigos ou lixo, demoraria 30 mil anos.
- Foram poupados mais de 400 petabytes de espaço livre dos smartphones dos utilizadores, o equivalente a 1.400 anos de gravação de vídeo em HD.
- Foram apagados cerca de 12 GB de espaço a cada segundo, o equivalente a 5 mil fotos por segundo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários