Pegando no exemplo de uma mãe que empresta o smartphone aos seus filhos para os ajudar nas aulas ou se entreterem com jogos, mas com o receio de arquivos importantes serem apagados ou acidentalmente partilhados, a Google introduziu uma nova funcionalidade de proteção à sua aplicação de gestão de ficheiros Files.

O Safe Folder funciona como um cofre dentro da aplicação Files, permitindo ter conteúdos em segurança. Esta pasta é encriptada por um PIN de quatro dígitos, onde os utilizadores podem colocar documentos, imagens, vídeos e ficheiros de áudio. Apenas o portador da chave poderá destrancar a pasta e aceder aos seus conteúdos.

O cofre fecha-se automaticamente assim que o utilizador sai da app Files, impedindo o seu acesso quando a aplicação está em suspenso em background. E mesmo que o utilizador regresse à pasta, por questões de segurança será novamente pedido o código de entrada. Poderá assim emprestar o equipamento aos seus filhos ou a outros, sem a preocupação de perder os seus documentos pessoais ou outros ficheiros importantes.

A aplicação Files permite aos utilizadores fazer uma melhor gestão do espaço livre do smartphone. A app é sobretudo popular nos smartphones com capacidades muito limitadas de armazenamento, que obrigam os utilizadores a desinstalar ou apagar constantemente conteúdos, sobretudo em equipamentos vendidos a comunidades mais pobres como a Índia, Nigéria ou Brasil.

A nova funcionalidade está disponível gradualmente a partir de hoje, e durante as próximas semanas. Se ainda não tem o Files, pode fazer o download gratuito para Android.

A Google partilhou alguns números de curiosidades relacionados com a aplicação Files:

- Foram apagados cerca de um bilião de ficheiros desorganizados, que se fossem removidos à mão fotos duplicadas, memes antigos ou lixo, demoraria 30 mil anos.

- Foram poupados mais de 400 petabytes de espaço livre dos smartphones dos utilizadores, o equivalente a 1.400 anos de gravação de vídeo em HD.

- Foram apagados cerca de 12 GB de espaço a cada segundo, o equivalente a 5 mil fotos por segundo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.