Desde 2008 que a Google terá faturado 31 mil milhões de dólares com o Android, dos quais 22 mil milhões são lucro. Os valores foram revelados pelo advogado da Oracle, empresa que ainda tem um processo contra a gigante dos motores de busca relativamente ao sistema operativo.

De acordo com a Bloomberg, a Google disse que estes valores nunca deviam ter sido tornados públicos e terão sido baseados em dados confidenciais.

“A Google não aloca publicamente as receitas ou lucros do Android em separado e fora do negócio geral da Google. Esses dados financeiros não públicos são altamente sensíveis e a sua revelação pode ter efeitos negativos significativos no negócio da Google”, escreveu a tecnológica.

Mas se o Android é conhecido por ser um sistema operativo gratuito, como fatura a Google tanto dinheiro? Publicidade que a própria empresa gere dentro do ecossistema Android e receitas provenientes da loja de aplicações do software, o Google Play.

A primeira versão do Android foi disponibilizada em setembro de 2008, há pouco mais de sete anos. Desde então o sistema operativo móvel já é usado por 1,4 mil milhões de pessoas em todo o mundo e é o sistema operativo que mais downloads de aplicações gera. A mais recente versão é o Android 6.0 Marshmallow.

O caso que opõe a Oracle à Google já tem cerca de cinco anos, com a primeira a defender que o Android usa parte da tecnologia usada no Java sem qualquer retribuição financeira.