Depois de várias semanas de sucessivos leaks, o novo Google Pixel 4 chegou finalmente ao mercado. No entanto, a reação do público não tem sido a melhor, que aponta várias falhas ao novo equipamento da tecnológica norte-americana. Mas as críticas não se cingem à ausência de componentes ou funcionalidades. Recentemente, a BBC descobriu que é possível ludibriar o sistema de reconhecimento facial do aparelho, uma vez que este pode ser desbloqueado quando o utilizador tem os olhos fechados.
O problema representa uma falha de segurança grave, que pode colocar em causa a privacidade dos utilizadores. Com esta porta aberta, torna-se mais fácil desbloquear o Pixel 4 de uma pessoa, dado que a tecnologia de autenticação biométrica não está a funcionar tal como devia - imagine-se uma situação em que o utilizador está a dormir ou a ser agarrado e alguém coloca o telefone à sua frente para o desbloquear.
À BBC, a Google confirmou que esta é, intencionalmente, a versão final do software. O menu de configuração da funcionalidade corrobora a afirmação e sugere aos utilizadores que mantenham o equipamento numa zona segura para que possam evitar este tipo de ataque.
A imprensa internacional nota que o Android 10 suporta ambos os tipos de reconhecimento facial (com e sem olhos abertos) e que a Google poderá ter intenções de atualizar o software no futuro. A empresa confirma, no entanto, que não tem nada de novo para anunciar nesse capítulo.
Em destaque
-
Multimédia
Carros elétricos compactos e modulares: Que modelos já pode conduzir e que ofertas estão a caminho? -
App do dia
Como gerir o tempo que os mais novos passam a jogar? Sony tem uma app para ajudar os pais -
Site do dia
Wplace abre o mapa do mundo a novos desafios para viajar em pinturas colaborativas -
How to TEK
Como remover widgets da barra de tarefas do Windows 11
Comentários