Como explica a Google, o formato vai permitir a quem utiliza a aplicação usufruir de uma experiência mais realista no consumo deste tipo de conteúdos, graças à vista de 360 graus.
Para experimentar a possibilidade, no entanto, é necessário juntar mais um elemento ao telefone Android e à aplicação do YouTube para o sistema operativo móvel. A magia só acontece se for usado um dispositivo que o permita. Aqui a ideia é usar o Cardboard, uma espécie de caixa de cartão que pode integrar o smartphone e exibir as imagens que este tenha para exibir preparadas para o formato, que a Google explica neste vídeo.
Para já a Google diz que há pouco mais de uma dúzia de vídeos VR no YouTube, mas qualquer programador pode carregar novos conteúdos deste tipo na plataforma. Já preparados para esta experiência estão, por exemplo, um trailer de Hunger Games.
O resto do catálogo do YouTube também pode ser explorado de forma diferente por quem tem um Cardboard, tirando partido do suporte para vídeos a 360 graus que a empresa garante desde março.
A utilização do Cardboard vai transformar o consumo de vídeo numa experiência idêntica àquela que o utilizador tem quando está numa sala de cinema IMAX. Com esta atualização passa a estar disponível a opção Cardboard sempre que o utilizador abre um conteúdo na app do YouTube para Android, como pode ver em seguida.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários