O YouTube está a testar uma nova funcionalidade. “O teu feed personalizado”, promete a marca, é uma forma de dar aos utilizadores mais controlo sobre os conteúdos que vão ver na sua página inicial do serviço de vídeos.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Esta opção vai aparecer ao lado do separador Início e, a partir dela, os utilizadores vão poder dar sugestões ao YouTube sobre o tipo de vídeos que gostariam de ver mais ou menos, por exemplo menos conteúdos de jogos, ou mais vlogs de viagens.

Esta pode ser uma forma de evitar que, por ver três vídeos de cãezinhos, não passe o resto do mês a receber sugestões de conteúdos idênticas, passando a receber sugestões de conteúdos mais alinhados com aquilo que realmente gosta de ver.

Tal como o YouTube, outras plataformas estão a seguir esta tendência de personalização, como o Threads ou a rede social X, que passaram a deixar os utilizadores dar indicações sobre os conteúdos que vêm no feed por tópico.

A funcionalidade está em teste e por isso ainda só é visível para um leque restrito de utilizadores e pode até nunca ser lançada a nível global e geral pela empresa. Mas é provável que uma boa parte dos utilizadores gostasse de ter acesso a estas opções de personalização, em vez de ficarem condicionados pelo mesmo tipo de vídeos por dias, depois de terem dado mais atenção a um determinado tipo de conteúdo.

YouTube adota dobragens automáticas e ajusta a sincronização labial através de IA
YouTube adota dobragens automáticas e ajusta a sincronização labial através de IA
Ver artigo

“Esta funcionalidade foi concebida para lhe proporcionar uma forma fácil de usar e ter mais controlo sobre o conteúdo sugerido. Se a vir, experimente e partilhe a sua opinião”, diz para já a Google na página de suporte do YouTube onde confirmou o lançamento.

Ao longo do ano, o YouTube tem lançado várias novidades para melhorar o serviço em diferentes áreas e tornar a utilização da plataforma mais à medida das necessidades de cada utilizador.

Em setembro, por exemplo, avançou com novas ferramentas para quem segue conteúdos noutros línguas, ajudando a ultrapassar a barreira linguística, atualizando a ferramenta Auto Dubbing, que permite traduzir e dobrar o áudio dos vídeos em diversos idiomas, de forma automática.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.