Há um novo conjunto de aplicações maliciosas na Play Store da Google. De acordo com uma investigação levada a cabo pelos especialistas da Malwarebytes Labs, as quatro aplicações em questão, que ainda permanecem na loja digital da Google, infetam os smartphones das vítimas com o Trojan HiddenAds e, ao todo, já foram descarregadas mais de um milhão de vezes.

Segundo Nathan Collier, analista de Malware da Malwarebytes Labs, o developer das aplicações, que toma o nome “Mobile apps Group”, já tinha publicado anteriormente outras versões maliciosas na loja digital da Google. Embora se acredite que as atuais versões estão “limpas”, o código malicioso continua escondido.

Tem alguma destas apps? Apague-as já do smartphone

  • Bluetooth Auto Connect
  • Bluetooth App Sender
  • Driver: Bluetooth, Wi-Fi, USB
  • Mobile transfer: smart switch

O especialista indica que, à primeira vista, as aplicações, que se apresentam como soluções na área da conectividade, parecem funcionar como esperado, não apresentando qualquer tipo de comportamento malicioso nas primeiras 72 horas após terem sido descarregadas.

Clique nas imagens para mais detalhes 

No entanto, após este período, as aplicações começam a abrir websites de phishing, entre páginas que levam os utilizadores a clicar em links, outras com conteúdo para adultos e ainda outras que indicam que o smartphone foi infetado ou que precisa de ser atualizado. Os websites continuam a ser abertos em segundo plano mesmo quando as vítimas não estão a utilizar o smartphone.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.