O Android está a preparar-se para deixar as passwords escritas no passado. Com a mais recente certificação FIDO2, o sistema operativo vai suportar logins biométricos em sites e apps que tenham integração para o sistema.

Duas petições querem que deputados usem impressão digital para "picar o ponto"
Duas petições querem que deputados usem impressão digital para "picar o ponto"
Ver artigo

Desta forma, será possível aceder a mais conteúdos com a impressão digital o que, na prática, significa também que não terá de se recordar de tantas passwords nem gerir chaves de acesso em apps dedicadas.

Um dos pontos mais positivos deste sistema é que funciona em equipamentos Android desde a versão 7.0 Nougat. Para o utilizar terá de fazer uma atualização no Google Play Services, mas é possível que não lhe seja exigida qualquer autorização e que o update se complete automaticamente.

Por outro lado, a utilização deste padrão tecnológico permite também aumentar a segurança das contas dos utilizadores, que assim correm menos risco de verem as suas chaves de acesso usurpadas em ataques informáticos.

Na prática, o que muda são as condições de programação para os criadores de apps e sites que querem integrar esta funcionalidade nos seus programas e serviços e que, agora, ficam com a tarefa facilitada.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.