As Stories, que tinham sido anunciadas no início de agosto, funcionam ao género do Snapchat, permitindo que os utilizadores do Instagram partilhem todos os momentos do dia, em vez apenas daqueles que gostam de manter no seu perfil. 

As Stories, que tinham sido anunciadas no início de agosto, funcionam ao género do Snapchat, permitindo que os utilizadores do Instagram partilhem todos os momentos do dia, em vez apenas daqueles que gostam de manter no seu perfil.

É possível publicar fotos e vídeos e ir criando uma “Storie” em formato slideshow. Os “slides” das Stories podem ser personalizadas com desenhos, texto e stickers.

As fotos podem ser tiradas e os vídeos feitos no momento, dentro da própria opção, ou escolhidos dos registos imagéticos das últimas 24 horas – puxando a “barra” superior.   

Tal como acontece na aplicação concorrente, o conteúdo é apagado após 24 horas, desaparecendo do perfil do utilizador e deixando igualmente de aparecer no feed dos seguidores.

Há igualmente opções de privacidade, sendo possível escolher mostrar as Stories a todos os seus seguidores ou ocultá-la de alguns. Pode também escolher se quer receber respostas aos Slides por mensagem – os slides não têm os habituais comentários das outras publicações.

Outra das opções acrescentadas muito recentemente ao Instagram é a possibilidade de fazer zoom nas fotos e vídeos já publicados. Ao aproximar a imagem esta expande até ocupar todo o ecrã. Quando “largada” volta à dimensão normal.

Uma das vantagens da nova opção é que pode contribuir para acabar com os gostos que se colocavam por engano quando se tentava aproximar a foto. Mas nem todos a consideram como algo positivo, achando que é algo estranho à natureza do Instagram e aos seus filtros.