A aplicação Labster para Android é gratuita e contém diversas ferramentas que pode utilizar, mas é através de uma assinatura mensal que os interessados em aprofundar conhecimentos científicos têm acesso ao completo laboratório virtual. Certas universidades nos Estados Unidos até já utilizam a ferramenta em cursos online de biologia.
Os conteúdos da aplicação foram criados por investigadores e professores, especialistas em diferentes áreas, entre eles simulações interativas e conteúdos teóricos para aprofundar conhecimentos. Pode testar-se através de jogos de Quiz e simular técnicas utilizadas nas universidades, assim como utilizar equipamentos representativos da realidade.
Segundo os criadores, a utilização do laboratório virtual Labster está para os cientistas, como os simuladores de voo estão na preparação dos pilotos para voar.
Dentro deste contexto, a Google fez uma parceria com a Labster para criar 30 laboratórios em realidade virtual para o seu sistema Daydream. O objetivo é oferecer aos alunos mais tempo de laboratório e desta forma combater a falta de orçamento para equipar as escolas ou mesmo resolver o fator da distância de alguns estudantes às suas universidades.
Entre as atividades previstas, as simulações em realidade virtual centram-se na fisiologia dos animais, ecologia e biologia molecular. Diversas universidades norte-americanas e europeias estão interessadas no sistema, como refere a Google no seu comunicado.
Através do sistema Daydream da Google ou o Lenovo Mirage Solo, os estudantes podem simular diversas coisas sem a necessidade da sua presença no laboratório, tais como examinar organismos ao microscópio ou fazer sequências de ADN.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Spectrum: nova versão moderna replica design do microcomputador original -
App do dia
Um RPG de aventura com design retro no conhecido universo da Disney para smartphones -
Site do dia
Deixe o Choosy Chat escolher a melhor resposta entre o ChatGPT, Gemini e Claude -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários