A aplicação Labster para Android é gratuita e contém diversas ferramentas que pode utilizar, mas é através de uma assinatura mensal que os interessados em aprofundar conhecimentos científicos têm acesso ao completo laboratório virtual. Certas universidades nos Estados Unidos até já utilizam a ferramenta em cursos online de biologia.

Os conteúdos da aplicação foram criados por investigadores e professores, especialistas em diferentes áreas, entre eles simulações interativas e conteúdos teóricos para aprofundar conhecimentos. Pode testar-se através de jogos de Quiz e simular técnicas utilizadas nas universidades, assim como utilizar equipamentos representativos da realidade.

Segundo os criadores, a utilização do laboratório virtual Labster está para os cientistas, como os simuladores de voo estão na preparação dos pilotos para voar.

Dentro deste contexto, a Google fez uma parceria com a Labster para criar 30 laboratórios em realidade virtual para o seu sistema Daydream. O objetivo é oferecer aos alunos mais tempo de laboratório e desta forma combater a falta de orçamento para equipar as escolas ou mesmo resolver o fator da distância de alguns estudantes às suas universidades.

Entre as atividades previstas, as simulações em realidade virtual centram-se na fisiologia dos animais, ecologia e biologia molecular. Diversas universidades norte-americanas e europeias estão interessadas no sistema, como refere a Google no seu comunicado.

Através do sistema Daydream da Google ou o Lenovo Mirage Solo, os estudantes podem simular diversas coisas sem a necessidade da sua presença no laboratório, tais como examinar organismos ao microscópio ou fazer sequências de ADN.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.