Embora a versão oficial do Android 11 só seja apresentada ao mundo na próxima conferência I/O a 12 de maio, a Google lançou uma primeira versão do novo sistema operativo destinada aos criadores de aplicações. Ao levantar a ponta do véu em relação às novas funcionalidades, a gigante de Mountain View deixa "no ar" a promessa de várias novidades. Em destaque está o suporte a experiências 5G, mais privacidade e segurança e modos de visualização adaptados aos novos ecrãs dobráveis e “infinitos”.

De acordo com a Google, a privacidade é mesmo um dos focos do novo sistema operativo. Os utilizadores poderão, por exemplo, definir se as aplicações têm acesso permanente ou temporário ao microfone, câmara ou a dados de localização. Caso seja concedida uma permissão única, a aplicação só terá acesso às informações durante a sua execução, perdendo-o assim que for encerrada.

Novo modo de permissão para aplicações do Android 11
créditos: Google
Google I/O anunciado para o 12 de maio. O que vai ser mostrado?
Google I/O anunciado para o 12 de maio. O que vai ser mostrado?
Ver artigo

No que toca ao 5G, o Android 11 permitirá aos utilizadores fazer, por exemplo, transmissões em direto em 4K, jogar videojogos móveis online com assets mais “pesados” ou visualizar experiências de navegação imersiva em realidade aumentada em aplicações como o Google Maps. A Google afirma que o suporte a redes móveis de quinta geração abre todo um novo leque de possibilidades para os programadores.

Além das formas de visualização adaptadas a novos tipos de ecrã, poderão chegar também novidades como “Chat Bubbles” visíveis quando outras aplicações estão a ser utilizadas e a possibilidade de inserir imagens nas respostas às notificações. Na "calha" poderá estar também uma ferramenta nativa de gravação do ecrã, assim como uma funcionalidade que poderá ativar o dark mode consoante a altura do dia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.